Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2011

Que beleza para a sociedade: Arrastão Policial

















ZH - 08 de outubro de 2011 | N° 16850

ARRASTÃO POLICIAL

Mais de 750 agentes

saem as ruas 

contra o crime


Operações realizadas em diferentes 

regiões do Estado resultaram em

 apreensões e em detenções

O Estado se viu ontem apinhado de policiais civis e militares que, em sete operações diferentes, prenderam pelo menos 45 pessoas e apreenderam armamentos e drogas. Ao todo, mais de 700 homens saíram a campo.

Como se costuma fazer com uma investigação de grande porte, as que ocorreram ontem tiveram até nomes. Foram as operações Pinhal, Presente Grego, Bares do Pó, Pedra Branca, Morro e, ainda, uma sexta, denominada Barreira, em Porto Alegre e Região Metropolitana. À noite, policiais civis e militares se juntaram para agir em Lajeado.

– Nossa operação tinha de ocorrer hoje por questões estratégicas. As outras ocorreram no mesmo dia por pura coincidência. Não há qualquer ligação entre elas – disse o delegado Peterson Benites, que coordenou a Operação Pinhal, que terminou com 14 pessoas presas.

A intensidade das operações, porém, chamou a atenção.

– Às vezes, não parecem inter-relacionadas, mas estão. Leva a pensar que a polícia está engajada em alguma coisa. Parece indicar alguma tendência. Pode ser uma política de intensificação das operações – disse para Zero Hora Juan Mario Fandino Mariño, professor do Núcleo de Pesquisa sobre a Violência, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os combates
1) PINHAL
- Desfecho de 10 meses de investigações, a operação resultou na prisão de 14 pessoas suspeitas de vínculo com o narcotráfico. Com helicópteros, cães e 90 policiais munidos de 21 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão, a megaoperação ocorreu de forma simultânea em Porto Alegre (bairro Restinga), Canoas e no Litoral Norte – em Magistério e Balneário Pinhal.Foram apreendidos três revólveres calibre 38, uma pistola 9mm e uma pistola 40, celulares, uma balança de precisão, apreensão de crack e maconha, além de cerca de R$ 2,7 mil em dinheiro.
2) PRESENTE GREGO
- Em Sapucaia do Sul, 50 policiais foram a campo para coibir o roubo de cargas. De acordo com o delegado Eduardo Moraes, seis pessoas foram presas – cinco homens e uma mulher, autuados por roubo, porte ilegal de armas e, ainda, tráfico de drogas. Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas seis pedras de crack. A ação também apreendeu uma pistola calibre 380 – com a numeração raspada –, um revólver calibre 38, também com a numeração raspada, uma espingarda, além de munições de calibres 40, 38 e 380. Com os presos, os agentes ainda apreenderam eletrodomésticos como aparelhos de TV de plasma, além de dois carros – um Gol e um Uno.
3) BARES DO PÓ
- Em Santa Rosa, 12 pessoas – nove homens e três mulheres – foram presas. A ação ocorreu como cumprimento a 20 mandados de busca e apreensão e a 11 mandados de prisão. Foram apreendidos um revólver calibre 38, com numeração raspada, cocaína, munição de calibre 32 e 38, celulares e dinheiro, além de três carros e três motocicletas. Um total de 94 policiais participou da ação.
4) PEDRA BRANCA
- Dez pessoas foram presas por suspeita de tráfico nos municípios de Ametista do Sul, Planalto e Alpestre. A operação mobilizou cem policiais civis e militares da região. Uma quantidade de maconha, uma balança de precisão, duas dinamites e cinco armas foram apreendidas.
5) MORRO
- Em Sarandi, 18 policiais civis, seis policiais militares e 16 policiais rodoviários federais, com o objetivo de inibir o tráfico de drogas, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em local conhecido por Morro. Um homem foi preso e um revólver calibre 38 sem documentação e nove cartuchos, apreendidos.
6) BARREIRA
- Iniciada na noite de quinta-feira, um operação da Brigada Militar foi realizada em todo o Estado, mas com mais intensidade em Porto Alegre e na Região Metropolitana, onde atuaram 260 policiais, para conter o tráfico de drogas e o roubo de veículos. Mais de 4 mil pessoas foram abordadas e cerca de 2,5 mil veículos, fiscalizados. A ação resultou na prisão de duas pessoas por posse de drogas, em 45 motoristas multados, em 17 carros recolhidos, além da recuperação de um carro roubado.
7) LAJEADO
- Cento e vinte policiais civis e militares realizaram operação na noite de ontem contra o tráfico de drogas. As equipes atuaram em três bairros da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU