Seguidores

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Apenado de NH é preso 18 vezes - E depois sabem de quem é a culpa pelo aumento da criminalidade? Lógico, da polícia militar, que não faz o seu trabalho.

Zero Hora - 03 de fevereiro de 2012
FILME REPETIDO
Apenado de NH é preso 18 vezes
Série de recapturas expõe falhas do sistema prisional e reforça a sensação de impunidade


Foi no pátio de uma casa no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, que o foragido Felipe Guilherme Franke, 28 anos, acabou recapturado na manhã de ontem. A prisão do apenado do regime aberto, no entanto, em nada surpreendeu os agentes do 3º Batalhão de Polícia Militar do município. Nos últimos 60 dias, a mesma guarnição deteve Franke quatro vezes, elevando para 18 o número de prisões em pouco mais de dois anos.

filme repetido

O vaivém do foragido ao presídio ilustra uma realidade já mostrada em ZH: presos que colecionam passagens pelas casas prisionais, seja por soltura ou por fuga, e que voltam às ruas para praticar crimes.

Franke tinha duas condenações por furto e deveria cumprir pena no Presídio de Novo Hamburgo. No entanto, estava foragido desde o dia 19 de outubro – pela 17ª vez. Policiais do 3º BPM receberam alerta sobre um homem de bicicleta que tentava furtar um mercado no bairro Santo Afonso. Ao chegar ao local, uma viatura encontrou o suspeito, que teria invadido o pátio de uma casa para tentar fugir.

Em abril passado, Franke chegou a fugir e ser preso duas vezes. Conforme a BM, ele tem uma extensa e variada lista de antecedentes (veja quadro).

– Todas as vezes ele é encaminhado de volta ao cárcere. É um absurdo – diz o comandante do 3º BPM, coronel Carlos Armindo Thomé Marques.

Na opinião do presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamacchia, episódios como esse expõem falhas no sistema prisional gaúcho, como superlotação e déficit de agentes.

luisa.medeiros@zerohora.com.brLUÍSA MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU