Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

AÇÃO EXEMPLAR DA BRIGADA MILITAR

Zero Hora - 11 de fevereiro de 2012
EDITORIAIS
Ação exemplar



Em contraste com os episódios de queima de pneus e de ameaças de bombas que abalaram a imagem centenária da Brigada Militar no ano passado, merecem louvor a competência e o profissionalismo da corporação diante do assalto com reféns a uma agência bancária de Porto Alegre. Trata-se de uma daquelas situações explosivas que poderiam, na falta de bom senso, treinamento e meios adequados, conduzir a desfechos trágicos, como tem sido cada vez mais frequente em outros Estados. Nesse sentido, a ação exitosa da Brigada foi exemplar.

O primeiro feito a ressaltar é a chegada rápida de uma viatura policial ao local do assalto, a partir de uma ligação para o 190. Diante do pânico que naturalmente se dissemina em momentos como esse, policiais militares foram prestimosos em interromper o trânsito em uma das mais movimentadas vias da Capital, formar cordões de isolamento e prestar informações a parentes dos reféns. Ressalte-se que o distúrbio se somou ao fluxo intensificado de veículos e pedestres na região por conta de jogo no Estádio Beira-Rio, que normalmente exige atenção especial da corporação. Foi também a atitude firme e responsável da Brigada que permitiu o acerto com os criminosos para que fossem libertadas as mulheres, de três em três, e em seguida os homens. Destes últimos, todos foram revistados a fim de que se evitasse a fuga de bandidos que se fizessem passar por reféns. Dos cinco assaltantes, três foram presos, e não houve feridos.

Neste momento em que a mundialização da economia e os avanços tecnológicos tornam mais desafiadora e complexa a ativi- dade policial, por conta dos recursos colocados também à disposição de infratores e criminosos, cresce a importância do treinamento e da inovação em corporações como a Brigada Militar. O amadorismo diante de bandidos bem armados e cada vez mais audazes – note-se que um dos assaltantes ingressou no banco numa cadeira de rodas, onde as armas estavam escondidas, burlando a vigilância e o detector de metais – só pode ter consequências nefastas. O episódio do assalto recente merece ser estudado pelas autoridades para que sirva de modelo à ação policial no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU