Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Segundo o Governo do Estado do RS, até o final de novembro será aberto concurso para ingresso de dois mil Policiais Militares.


Zero Hora - 02 Nov 2011

EFETIVO MAIOR

Estado abrirá concurso para

 2 mil PMs

Candidatos poderão escolher

 entre vagas no policiamento ostensivo

 ou nos bombeiros

O combate à criminalidade no Rio Grande do Sul deve ganhar um reforço. O governo do Estado promete lançar, até o final deste mês, concurso para a contratação de 2 mil soldados para a Brigada Militar (BM). A expectativa é de que os novos PMs estejam nas ruas até o início de 2013. Também estão previstos editais para contratar 142 oficiais.

Serão 1,4 mil vagas para soldado de polícia ostensiva e 600 para soldado do Corpo de Bombeiros – ambos cargos de nível médio. Para oficiais, serão cem vagas para capitão – formação superior em ciências jurídicas – e 42 para capitão – oficial de saúde, com formação superior em Medicina, Odontologia, Veterinária, Farmácia ou Enfermagem. Os três concursos já têm os editais prontos e dependem apenas do parecer da Procuradoria-geral do Estado para a contratação da empresa que vai aplicar as provas.

O comandante-geral da BM, coronel Sérgio de Abreu, explica que uma das novidades do concurso para soldado será a chance de o candidato escolher, na hora da inscrição, entre a polícia ostensiva e o serviço de bombeiro. O coronel Sérgio estima que as provas das três seleções ocorram entre dezembro e fevereiro, com o curso de formação para soldados começando em março. Serão 10 meses de curso intensivo, com 1,6 mil horas de treinamento:

– Haverá um novo currículo, com novas metodologias, com grande destaque para as partes técnica e operacional. Os bombeiros, por exemplo, vão sair com elevado nível técnico de capacitação, com todas as novas dinâmicas de combate a incêndio.

O presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) – entidade que representa os servidores de nível médio da BM –, Leonel Lucas, comemorou o anúncio. Ele ressaltou a necessidade de os novos brigadianos saírem às ruas já com material de proteção individual garantido, como colete, arma e rádio.

– Estamos preocupados principalmente com nossos colegas que estão tirando serviço sozinhos no Interior, onde se passa 12 horas tirando serviço de dia e, à noite, a população fica desguarnecida – avalia Lucas.

Novas contratações não resolvem falta de efetivo

Coordenador-geral da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos acredita que as novas contratações amenizarão a fala de efetivo:

– Mas não resolve. Temos um efetivo antigo, que está se aposentando. A defasagem chega a 42% no Corpo de Bombeiros .

A contratação é considerada o início de um projeto de recuperação do efetivo da corporação, que tem um déficit estimado em mais de 10 mil PMs. Hoje, contando com 22,6 mil servidores, a BM estima em 33 mil o número ideal para poder garantir um combate mais adequado à violência. Uma das metas é suprir as necessidades que a Copa de 2014 trará à segurança gaúcha.

pedro.moreira@zerohora.com.br
PEDRO MOREIRA

Um comentário:

  1. OLÁ MEU AMIGO MAJOR, TUDO BEM? ATÉ AQUI ESTÁ TUDO BEM, MAS ESTE CONCURSO ERA PARA TER SAÍDO EM SETEMBRO DE 2009. E POR EXEMPLO EU QUE FIZ 26 ANOS EM OUTUBRO AGORA, ME PREPAREI COMO TODOS OS OUTROS CANDIDATOS, MAS O RIO GRANDE DO SUL IRÁS AUMENTAR A IDADE MINÍMA? POIS EM OUTROS ESTADOS SÃO ATÉ OS 30 ANOS... PRECISO SABER SE O COMANDANTE VAI MODIFICAR A IDADE? POIS SE NÃO, ESTAREI ELIMINADO PELA IDADE. E COM CERTEZA SEREI UM ÓTIMO POLICIAL, HONESTO, DE HONRA E DE CONFIANÇA A TODOS. EXISTE ALGUMA LIMINAR PARA QUEM FEZ 26 INGRESSAR NA BRIGADA MESMO SENDO COM 25 ANOS SE FOR APROVADO NAS PROVAS?
    DESDE JÁ AGRADEÇO AS PERGUNTAS QUE EU FIZ E AGUARDO RESPOSTAS.
    OBRIGADO!
    Diego Biazus

    ResponderExcluir

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU