Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dados revelam que roubo de carros diminuíram em cinco cidades da região do Vale dos Sinos, com destaque para Sapucaia do Sul




São Leopoldo
  - O roubo de carros diminuiu na região, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. Segundo as estatísticas, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana conseguiram frear e diminuir o número de veículos – não inclui moto – roubados no primeiro quadrimestre de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. Em São Leopoldo, houve uma redução de 36,80%. Segundo a SSP, neste ano foram roubados 103 carros, enquanto que entre 1.º de janeiro e 30 de abril de 2010 foram 163 carros roubados. Sapucaia teve redução de roubos em 32,72%, Esteio 60,34%, Portão 40% e Capela 50%. Já os furtos, no mesmo período comparativo, cresceram neste ano 14,56% em São Leopoldo e 8,92% em Esteio. Sapucaia do Sul, Portão e Capela de Santana, assim como os roubos, também conseguiram reduzir em 45,08%, 35,71% e 100% respectivamente, os furtos de veículos.
Mais velhos são alvo
Em São Leopoldo, conforme a SSP, houve o registro de 173 carros furtados no primeiro quadrimestre de 2011, um acréscimo de 14,56%, já que entre janeiro e abril do ano passado teriam sido furtados 151. O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, major Paulo Sérgio Silveira, diz que veículos mais antigos como Gol e Chevette também são alvos de furto. “Os veículos mais velhos são furtados para reposição de peças’’, afirma. “Já os mais potentes para prática de outros crimes.’’
A ajuda das câmeras de vigilância
Segundo o comandante do 25.º BPM – que também responde por Portão e Capela de Santana –, carro suspeito que cruzar por policiais têm os dados lançados no sistema para consulta. “Em São Leopoldo consultamos por dia entre 300 e 400 placas.’’ O comandante também ressalta a importâncias das câmeras de vigilância. “Se o proprietário que teve o carro roubado ou furtado conseguir imediatamente comunicar a Brigada pelo 190, é possível, com o auxílio das câmeras, fazer o cerco e a recuperação do veículo.’’ Também deve ser feito o registro na Polícia Civil.
Criminalidade deve reduzir
O titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Sinos, coronel Kleber Senisse, é otimista e acredita que os números podem cair ainda mais. Segundo ele, a fórmula para isso é um trabalho integrado entre os pelotões da BM, Guarda Municipal e Civil, como já vem sendo desenvolvido.
Para o diretor da 3.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Bolívar Llantada, a redução dos roubos de veículos também se deve a ações integradas. “Estamos coibindo as ações em um trabalho integrado”, reforça. “As polícias estão nas ruas inibindo os roubos, já os furtos ocorrem sorrateiramente, de madrugada, nos locais mais ermos’’, acrescenta.
Em Sapucaia, os furtos chegaram a cair 45,08%
Em Sapucaia do Sul, conforme estatística da Secretaria do Estado, houve diminuição de 45,08% no número de carros furtados e de 32,72% de roubados. O comandante do 33.º Batalhão de Polícia Militar, major Ronie Coimbra, credita a diminuição à prisão dos envolvidos. “Na quinta-feira mesmo foi preso um homem que havia roubado uma Saveiro em Canoas. Desde que assumi, há mais de um ano, uma das preocupações tem sido o combate aos roubos e furtos.’’ O comandante diz que para diminuir ainda mais, os suspeitos deveriam ficar mais tempo na prisão. “Notamos que pouco tempo depois já estão soltos. Percebemos isso porque voltam a furtar ou roubar e quando é feita a consulta pelo sistema consta-se que já possuíam esses antecedentes.’’
Maior queda de roubos em Esteio
Em Esteio, segundo a SSP, o número de roubos de veículos foi reduzido no primeiro quadrimestre de 2011 em 60,34%, na comparação com o ano anterior. Já o furto de veículos cresceu 8,92%. O comandante do 34.º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Andreis Silvio Dal Lago diz que a redução de roubos se deve ao trabalho preventivo. “Estamos fazendo blitze e barreiras qualificadas, ou seja, não só observando condições do carro, mas também verificando quem está conduzindo o veículo.’’ Conforme o comandante somente em abril e até meados de maio, foram apreendidas 60 motocicletas no município. “Muitas vezes se utiliza a moto para cometer o roubo de um veículo.’’ Segundo o comandante o objetivo também é reduzir o número de furtos. O tenente-coronel pede o auxílio da comunidade para que denuncie.
Dicas importantes
Entre em contato o mais rápido possível com as centrais de polícia (190) ou (194).
Informe o maior número possível de dados sobre o veículo (placa, cor, modelo, ano, outros).
Encaminhe-se a uma delegacia para o registro da ocorrência. Os proprietários de veículos segurados devem comunicar a seguradora. Também deverá ser comunicado se outra pessoa possui cópia das chaves do veículo, ou costuma sair com o mesmo.
Em caso do veículo ter sido furtado em estacionamento de aluguel, shopping ou assemelhados, lembre de guardar ou manter consigo o tíquete do estacionamento.
Não deixe o carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Procure deixá-lo próximo a locais vigiados.
À noite, no semáforo, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente. Isso facilita o arranque em caso de emergência.
Utilize travas de segurança e alarmes no carro.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU