Seguidores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale 9 em primeira mão

COMUNIDADE ALERTA

Chegamos ao mês de dezembro e com ele se avizinha o Natal e as festas de final do ano e início do novo ano. Época em que as pessoas se impregnam com o sentimento da renovação e da esperança, se confraternizam, esquecem mágoas, o perdão naturalmente é concedido, os sorrisos são mais freqüentes e desinteressados, a solidariedade aflora e sentimos uma necessidade que nos impele a ajudar aqueles que precisam mais do que nós. Confesso que eu vejo um Papai Noel, estes que ficam na lojas ou nos shopings, e me dá uma vontade de ir lá, conversar com o velhinho, perguntar como estão as renas e o trenó? Como vão ser as entregas de presentes no natal? E, claro, pedir um presentinho, pois afinal de contas eu acredito que me comportei bem durante todo o ano.
Apesar de toda esta euforia que o momento proporciona as pessoas não podemos nos descuidar, pois alguns enxergam o natal e final de ano como a ocasião para ganharem vantagens escusas, mediante furtos e outros golpes. Estes “amigos do alheio” ficam a espreita, esperando uma oportunidade, um descuido das pessoas, pois não podemos negar que, cercados de todos este sentimentos e energias positivas,  acabamos por ficar até mais ingênuos e vulneráveis a ações de delinqüentes. Somado a tudo o fato de que as pessoas, em razão do 13º salário, estão com um pouco mais de dinheiro no bolso, recomendo muita atenção, pois,  como já dizia minha avó querida, cautela e caldo de galinha nunca é demais.
Digo isto em razão de que a Brigada Militar de Sapucaia do Sul priorizará os locais de maior concentração de pessoas e que tenham o comércio funcionando para prevenir a prática de crimes e violências. Mas para que tenhamos melhores resultados as pessoas devem estar atentas e adotar cuidados para que não se tornem potenciais vítimas. Reitero recomendações para que levem consigo somente os documentos, talão de cheques  e cartões de crédito que efetivamente vão utilizar para suas compras e tenham preferência por estes, levando dinheiro somente quando não tiver estas alternativas e sempre na quantidade que vais precisar; evite deixar seus pertences, como carteira e bolsas, largadas nos balcões e caixas das lojas; não deixe suas compras ou objetos visíveis no interior de seu veículo. Temos outras recomendações que faremos em nossa próxima coluna, visando alertar lojistas e clientes, portanto aguardem.
Mas se você cidadão tiver dúvidas ou avistar suspeitos, ou sentir-se ameaçado, não hesite, pois neste ano, em particular, além dos demais recursos humanos e materiais, instalamos nosso posto móvel (motorhome) no Centro de Sapucaia do Sul, junto a Praça Central. Portanto dirija-se para lá para realizar sua denúncia, comunicar sua ocorrência, buscar assistência, dirimir suas dúvidas ou, então, para tomar um cafezinho ou um copo de água conosco. Ontem passei à tarde por lá e gostei muito. Visitaram-nos diversas pessoas, mostramos a elas a nossa “nova casa”, fornecemos informações, assistimos outras tantas e, muitas vezes, como citei antes, simplesmente conversamos, pois afinal de contas os brigadianos também gostam de atenção e carinho da sociedade.
Visitem-nos pessoal e conheçam  o nosso quartel móvel.
BOAS FESTAS

Major Ronie de Oliveira Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU