Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Integrantes do PAM (Plano de Ação Mútua) de Sapucaia do Sul e Esteio realizam simulado de acidente rodoviário no transporte de produto químico.

O Simulado se constituía da seguinte situação:


"O motorista Enos, entrou em contato as 13:56h, comunicando que o seu veículo foi colhido (colisão) na traseira por um veiculo de passeio e há uma vítima. 
Por conta do evento, o tanque de N2 (nitrogênio) líquido está vazando e ele necessita de auxilio.
O evento aconteceu na Est. Horto Florestal - Divisa da cidade de Sapucaia do Sul com São Leopoldo. 
Ele deixou como contato o seu celular."

     O simulado foi organizado por colaboradores da White Martins, entre eles Ubirajara Carpes e o Engenheiro Henrique e mobilizou entidades públicas e privadas que serão mobilizadas em caso de acidentes ou incidentes que envolvam o transporte ou estivagem de produtos químicos.
       Esta proposta partiu do PAM ( Plano de Auxílio Mútuo) reativado neste ano, e que tem como objetivo principal preparar as empresas e órgãos público para enfrentarem e solucionarem eventos com cargas que contenham produtos perigosos, que por ocasião do acidente ou incidente, ofereçam riscos a vida e saúde das pessoas, ou potencial dano ambiental.
       O exercício foi muito produtivo e já proporcionou uma visão multidisciplinar de atuações, portanto encaminhamentos e correções de procedimentos já foram tomadas e manutenção da boa prática. 
          No dia cinco de janeiro de 2012 está agendada reunião do PAM  para tratar do seguintes asuntos: Avaliação das ações realizadas em 2011, retomada do PAM, o evento de lançamento, as reuniões, o Regimento, as visitas técnicas,  e os simulados.

- Planejar as ações para 2012.
     
Equipe de Avaliadores, dentre eles Major Ronie Coimbra, Ubiratan Carpes
e Engenheiro Henrique

Isolamento dos motociclistas da ROCAM da BM
de Sapucaia do Sul

Bombeiros de Sapucaia do Sul

SAMU de Sapucaia do Sul

A

Socorro a uma das vítimas

Equipe do PAM

Participantes do simulado

Vazamento de nitrogênio provocado pela acidente

Equipe de resgate, com equipamentos de proteção, em meio
a nuvem de nitrogênio, resgatando as vítimas


SAMU em ação

Contenção do vazamento

Vazamento contido e vítimas resgatadas

Um comentário:

  1. Ótima oportunidade de integração entre as empresas participantes do PAM, Bombeiros, Samu e BM. É importante estarmos simulando situações como esta para estarmos preparados caso um acidente venha a ocorrer. Oportunidades como estas só enriquecem e agregam conhecimento.

    ResponderExcluir

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU