Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2012

DOIS ANOS A FRENTE DA BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL, por Ronie de Oliveira Coimbra



No dia 04 de maio de 2012 completei exatos dois anos no comando da Brigada Militar de Sapucaia do Sul. Nesta trajetória tenho a percepção que os serviços de segurança pública prestados pela BM local aperfeiçoaram-se, e prova disto é a sensível redução de todos os índices de criminalidade, a exemplo de roubos a pedestres, roubos de veículos e furtos de veículos, que eram os indicadores que, ao início de minha gestão, causavam maior preocupação. Somado a isto tivemos considerável aumentos nos indicadores de produtividade, como no de prisão de delinquentes e procurados pela Justiça, recaptura de foragidos, apreensão de armas de fogo e apreensão de entorpecentes, dentre outros.
Aniversariam comigo a criação e implantação do Conselho de Segurança Escolar de Sapucaia do Sul, fórum que discute multidisciplinarmente as questões da segurança das comunidades escolares da cidade, com excelentes resultados alcançados e cuja dimensão atual transcende a pensada, quando da sua concepção; e a criação do grupamento de motociclistas, hoje denominado de Rondas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), cujo serviço se vale da agilidade e mobilidade das motocicletas para rapidamente estarem aptos a intervirem em ocorrências.
O setor de inteligência sofreu acréscimo de pessoal e investimento em equipamentos, medida que também nos proporcionou colher ótimos resultados, principalmente no combate ao tráfico de drogas e no reencaminhamento de delinquentes evadidos do sistema prisional.
Poderia listar uma série de outros avanços, mas o espaço não me permite, portanto vou realçar a excepcional construção de parcerias e a aproximação comunitária como uma das receitas para que a BM fosse enxergada de forma diferente. Hoje temos inserção em todos os espaços sociais e comunitários da cidade, onde somos recebidos como igual e como um parceiro na busca de uma Sapucaia melhor e mais segura. Nesta linha tenho que citar a utilização das redes sociais como mais uma ferramenta de aproximação  e de informação junto a comunidade.
Por fim quero registrar que nenhuma destas conquistas seria possível sem o trabalho dedicado e incansável das mulheres e homens que integram a BM de Sapucaia do Sul, policiais militares cujo trabalho diuturno proporciona a prestação de diversos serviços de segurança pública aos sapucaienses.
Repito o que firmei há dois anos: “Não prometo milagres, mas prometo muita dedicação e trabalho”. Na área de segurança pública não existe descanso, pois hoje se resolve uma demanda, e amanhã já teremos outras. O trabalho de todos os policiais militares que integram o 33º BPM prosseguirá.
Abraços.
Major Ronie de Oliveira Coimbra
Cmt da Brigada Militar de Sapucaia do Sul

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU