Seguidores

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DE QUEM É O CRÉDITO PELA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS EM SAPUCAIA DO SUL E REGIÃO?

Coluna do Major Coimbra para Jornal Líder do Vale


COMUNIDADE ALERTA

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
No último dia 15 deste mês de fevereiro veiculou-se na imprensa os índices referentes a homicídios na região, verificando-se uma considerável redução em comparação com os números do ano passado. Especificamente em Sapucaia do Sul, o índice, por ora, teve uma redução extraordinária, eis que em 2011 aconteceram, até agora, 02 homicídios e, em mesmo período do ano passado, já tinham acontecido  08 homicídios. Portanto, uma redução de 75 %.
Ocorre que tenho a percepção que uma ou outra autoridade toma para si a “paternidade” da redução do índice, como se isto fosse possível. Recordo que em meados do ano passado uma repórter me questionou sobre o que a Brigada Militar tinha feito para reduzir o índice de homicídios contra jovens em Sapucaia do Sul no ano de 2007. Respondi que não mudaria o meu discurso porque o índice era favorável, pois minha posição é de que a taxa de homicídios não aumenta somente por ineficiência da polícia ostensiva e, sim, por uma série de fatores conjugados, dentre eles os sócio-econômicos. 
Da mesma forma acontece quando o índice é reduzido. Este resultado decorre de uma conjugação de muitos esforços e, no caso de Sapucaia do Sul, de ações e operações da polícia militar no combate incessante ao tráfico de drogas, na prisão de delinqüentes e na recaptura de foragidos; do incremento de dois Delegados e dez agentes aos quadros locais da polícia civil, restando maior capacidade investigativa desta instituição e, por conseguinte, mais elucidação de crimes e desbaratamento de quadrilhas; de ações sociais e de inclusão desenvolvidas pelo executivo local, irmanados com o legislativo e com parcerias do governo estadual e federal; ações mais intensas do Ministério Público e do Judiciário e, não poderia deixar de citar, uma contribuição inestimável da sociedade sapucaiense apoiando os órgãos policias, mediante denúncias e assumindo sua parcela de responsabilidade na segurança pública do município.
Isto dito concluo que para resolvermos as mazelas da sociedade, e aqui se inclui a violência e a criminalidade, há que se conjugar esforços e agir em conjunto, assim como foi feito, muito recentemente, para auxiliar as pessoas atingidas pelas chuvas, em Sapucaia do Sul, onde vimos juntos Exército Brasileiro, Brigada Militar, Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Secretarias Municipais, Defesa Civil Estadual e outros, todos reunidos em torno de uma causa.
Porém, se alguém sabe como baixar os índices de homicídios agindo isoladamente, por gentileza, socialize a receita, pois a sociedade precisa e vai agradecer à mágica. Pode enviar pelos canais abaixo. Prometo que passo adiante.

Ronie de Oliveira Coimbra
Major – Cmt do 33º BPM de Sapucaia do Sul
e-mail: Coimbra@brigadamilitar.rs.gov.br
Twitter: @roniecoimbra
Facebook: roniecoimbra

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU