Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Exemplo a ser seguido pelo Senador Demóstenes Torres (embora, segundo indícios, o Senador tenha feito algo muito pior):Presidente da Hungria renuncia após ser acusado de plágio em tese universitária.

Extraido do Jornal VS On line.

Hungria - O presidente da Hungria, Pál Schmitt, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira diante do Parlamento depois de ser acusado de plagiar sua tese de doutorado.

O escândalo veio à tona após a revista HVG ter divulgado em janeiro que grande parte da tese do presidente teria sido copiada de diversas fontes. Depois de averiguar as tais denúncias, a Universidade de Medicina "Semmelweis" de Budapeste decidiu cancelar o título de doutor de Schmitt na última quinta-feira.

Em seu discurso, Schmitt assegurou que decidiu renunciar porque seu caso acabou dividindo a opinião pública e um presidente tem que "simbolizar a unidade da nação".

"Diante desta situação, me sinto na obrigação de terminar meu serviço e renunciar meu mandato presidencial", declarou Schimitt.

O ex-presidente da Hungria criticou a comissão que decidiu tirar seu título e afirmou que os mesmos tomaram essa decisão sem conhecer sua postura. Antes de finalizar, Schimitt ainda anunciou que apelará essa decisão e levará o caso até os Tribunais.

Em comunicado divulgado anteriormente, a Universidade comunicou que uma grande parte da pesquisa do agora ex-presidente consistiu na tradução literal de outras fontes, que, por sinal, não constavam nas notas do trabalho acadêmico.

Sob o título "Análise do programa dos Jogos Olímpicos modernos", a tese foi aprovada em 1992, 18 anos antes de Schmitt assumir o cargo de presidente da Hungria apoiado pelo governante e conservador partido Fidesz.

Durante sua Presidência, Schimitt apoiou a política do primeiro-ministro, Viktor Orbán, e aprovou algumas polêmicas leis contra liberdade de imprensa e a separação de poderes, ambas criticadas amplamente pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Segundo a legislação húngara, o Parlamento possui um mês para escolher o novo presidente do país

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU