Seguidores

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale 6

COMUNIDADE ALERTA 6

Respeito e defendo a imprensa livre. Se assim não o fosse o exercício da democracia neste País seria parcial, senão impraticável. Ocorre que muito me preocupam alguns segmentos da mídia que potencializam fatos de uma forma exagerada e acabam por construir um sentimento de terror e insegurança na comunidade em que determinado episódio aconteceu.
Falo pontualmente do homicídio que aconteceu, aqui em Sapucaia do Sul, em que as vítimas estavam em um retiro religioso, a orar e professarem sua fé, quando outras pessoas, supostamente de credo diverso, foram ao local. Daí travou-se uma discussão que teve como desfecho uma pessoa morta e outra gravemente ferida.  Claro que o evento pode estar revestido de intolerância, mas querer dizer ou influenciar as pessoas de que se iniciou uma guerra religiosa e fundamentalista em Sapucaia do Sul é um exagero extremado, ainda mais se considerarmos que as circunstâncias dos fatos estão sob investigação, o que impossibilita que se emita qualquer opinião relevante sobre o que efetivamente motivou o crime violento. Tudo isto causa instabilidade e insegurança nas pessoas que, ao se exporem a estas construções midiáticas, começam a ter medo de exercitarem o simples ato de professarem sua fé.  
Da mesma forma que teço a crítica uso este mesmo espaço para elogiar e agradecer aqueles veículos de comunicação que noticiaram os fatos, sem envolvê-los com teorias fantasiosas. Desta forma prestaram o serviço atribuído à imprensa, a saber, o de divulgar temas de interesse público, sem se deixar cair na tentação de divulgar somente temas interessantes ao público.
A INTERAÇÃO CONTINUA
No dia 11 deste mês participei da reunião jantar na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapucaia do Sul. Fui um dos palestrantes da noite, juntamente com o Secretário Especial de Governo, Sr.  Luciano Rodriguez. Estavam presentes várias autoridades, entre elas o Vice-Prefeito, Sr. Ibanor Catto, o Anfitrião, Presidente da CDL de Sapucaia do Sul, Sr. Rogério Teixeira Rodriguez e dignos representantes da imprensa. Na oportunidade o Secretário Luciano explanou sobre o PROCON de Sapucaia do Sul e na minha fala apresentei uma pequena prestação de contas, especificando as realizações da BM de Sapucaia e de projetos futuros, como a rede de segurança dos lojistas e o policiamento em bicicletas, a ser empregado no Centro de Sapucaia do Sul, bem como, reafirmei a necessidade de conjugação de esforços e da continuação de parcerias.
A semana passada foi bem proveitosa, pois visitei a feira de iniciação tecnológica, no Colégio São Lucas, e a feira de profissões, na Escola Rubem Dario. Já no dia 12 novembro, na sexta-feira à noite, estive no Instituto de Educação Estadual Rubem Dario, para conversar sobre segurança pública, com os alunos do Curso Técnico. Nossa disposição para o diálogo e para construção de novas parcerias é permanente.
Sejam participativos:  www.roniecoimbra.blogspot.com ou pelo twitter: @roniecoimbra.
Major Ronie de Oliveira Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU