Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2012

MUDANÇA NA LEI FACILITA CRIMES DE RECEPTAÇÃO

Zero Hora - 09 de março de 2012
REPORTAGEM DE CAPA
MUDANÇA NA LEI FACILITA CRIMES DE RECEPTAÇÃO



Há cerca de um mês, Luciano Lemos, 34 anos, teve seu carro levado e usado pela quadrilha no resgate a um preso em Santa Cruz do Sul. O aumento desse tipo de roubo (quando um assaltante rende o proprietário, leva o carro e passa a outro), principalmente no segundo semestre de 2011, pode estar relacionado com a mudança na legislação, ocorrida em julho de 2011, sobre o crime de receptação. Segundo o tenente-coronel Mário Ikeda, da Brigada Militar, desde que passou a ser afiançável – ou seja, em que é aceito o pagamento de fiança –, esse tipo de violação tem se tornado recorrente:

– Esse tipo de crime é aquele em que a vítima não identifica o autor. O indivíduo rouba um carro e o repassa. Nós recuperamos o veículo, prendemos o sujeito, mas ele não é autor do roubo. Então, ele paga a fiança e é liberado.

- Furtos de veículos também cresceram em Canoas

Já os furtos apresentaram uma redução de 2,7% no Estado. Na contramão desse dado, eles cresceram 17% no município. O foco são os veículos estacionados na região central da cidade, como no entorno de supermercados e centros comerciais. Conforme a Brigada Militar, rondas específicas em locais de maior reincidência são feitas constantemente. Por outro lado, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, acredita que a contenção a esse tipo de delito deva ser feita de forma integrada entre as esferas municipal, estadual e federal de forma:

– Esses delitos são meios para outros delitos. Percebemos que têm havido redução em crimes letais e um aumento neste tipo. Estamos conseguindo evitar que um roubo se torne latrocínio (roubo com morte) ou homicídio, mas só vamos conseguir mudar isso se investirmos em tecnologia e integrarmos os municípios para fazer a repressão qualificada do crime organizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU