Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2011

Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) realiza formatura geral do seu efetivo e registra o cinqüentenário da Legalidade





 

Efetivo do 33º BPM e assistência
Na tarde do dia 19 de agosto de 2011, na sede das Faculdades Equipe, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul realizou a formatura geral mensal de seu efetivo, e na oportunidade registrou o cinqüentenário do fato histórico denominado Legalidade.
Major Coimbra - Cmt do 33º BPM
Durante a formatura militar, foi lido o boletim especial do Comandante Geral da Brigada Militar,  Coronel Sérgio Roberto de Abreu, que em resumo assim ele refere:  “No ano em que a campanha da Legalidade completa o seu cinquentenário, o Comando da Brigada Militar presta sua homenagem através de um breve apanhado histórico que visa enaltecer uma das passagens mais emblemáticas da história moderna do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul. 
Soldado Tatiane, lendo
a mensagem do Cmt Geral da BM
O período ficou marcado por uma intensa e efetiva participação da Brigada Militar que se mobilizou em defesa do Estado, em especial pela garantia dos princípios democráticos.
O movimento teve início quando o Presidente Jânio Quadros renunciou no dia 25 de agosto de 1961. Diante deste fato o vice-presidente João Goulart (Jango), conforme previsão constitucional deveria assumir a Presidência do Brasil, porém estava fora do país em viagem oficial.
No Rio Grande do Sul, quando o governador Leonel Brizola foi informado da renúncia de Jânio Quadros imediatamente colocou a Brigada Militar de prontidão,Rapidamente a população formou inúmeros comitês de resistência e batalhões operários para apoiar a “Campanha da Legalidade”. Na Praça da Matriz a população se reuniu para auxiliar na defesa do Palácio Piratini ao lado dos soldados da Brigada Militar....”. Finaliza: “..... Importante ressaltar todos aqueles brigadianos que fizeram parte desta página da história, cabendo agora, 50 anos depois, homenageá-los pela bravura e dedicação em defesa da ordem constitucional e democrática em mais uma passagem memorável da história da Brigada Militar e do Rio Grande do Sul.
Hoje, meio século após a Campanha da Legalidade, a Brigada Militar continua escrevendo páginas gloriosas para sua história, sempre com muita dedicação e ao lado do povo gaúcho. Através das suas missões atuais de garantir a segurança publica e a preservação da ordem publica, de zelar pelo meio ambiente, de prestar o serviço de bombeiros e de dar segurança nas estradas gaúchas, a Brigada presta estes serviços tendo por fim a Defesa da Ordem Democrática, dos direitos dos cidadãos e garantia dos Direitos Humanos....”   
Participaram da solenidade o Coronel Uilson Miguel Miranda do Amaral, Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar; Comandante do 33º BPM, Major Ronie de Oliveira Coimbra; Subcomandante do 33º BPM, Capitão Célio Vargas de Oliveira; Secretário de Educação de Sapucaia do Sul, senhor Adílpio Zandonay; senhor Reitor das Faculdades Equipe, Joaquim de Paula;  senhor Adaírio Manoel de Souza, representado o Secretário de Segurança e Trânsito  de Sapucaia do Sul.

 
Sr. Joaquim de Paula, Reitor
da Universidades Equipe

Sr. Adilpio Zandonai, Secretário
de Educação de Sapucaia do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU