Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ALGUMAS MÍDIAS CONTINUAM MÍOPES - Opinião, por Ronie de Oliveira Coimbra.



                      Hoje pela manhã recebi a ligação de uma repórter de uma emissora de televisão a qual me indagava sobre a “onda” de assaltos nas proximidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSul), cujo Campus Sapucaia do Sul situa-se na Avenida Copacabana, 100, no Bairro Piratini.  Narrei à repórter que, em reunião do Conselho de Segurança Escolar recentemente ocorrida, tratamos desta questão com o Diretor do Instituto, e que doravante o policiamento ostensivo seria intensificado nos horários críticos, conforme registro de ocorrências e reclamações de alunos e profissionais que lá estudam e trabalham.
A repórter não se satisfez com estas informações, pois queria gravar uma manifestação para colocar no ar, por ocasião de programas que sabemos todos sensacionalizam os fatos e multiplicam suas consequências, pelo que lhe disse que as informações repassadas por telefone era o que o Comandante da BM local tinha a noticiar.
Adotei esta postura porque esta mesma repórter ficou meses sem entrar em contato comigo, muita embora neste período a BM realizasse uma série de ações policiais e sociais na cidade, prendeu dezenas de delinquentes, assegurou a realização de centenas de eventos, proporcionando que eles acontecessem na mais plena paz, realizou palestras em dezenas de instituições, prestou milhares de serviços aos cidadãos e várias reuniões do Conselho de Segurança Escolar aconteceram, mas isto não lhe interessou e ela não veio perguntar a respeito deste árduo e difícil trabalho.
De forma alguma vou me furtar de dar explicações sobre problemas que devam ser resolvidos pela Brigada Militar de Sapucaia do Sul, eis que sou servidor público, e em razão do cargo de comando que exerço, tenho que prestar contas do que faço e deixo de fazer em matéria de segurança pública na cidade. Mas, doravante, se quiserem que eu me pronuncie diante das câmeras, que seja de uma forma justa e não míope, mostrando o que fazemos de bom, que não é pouco, e também dando explicações e detalhando medidas quando nosso trabalho deixa a desejar, isto no intuito de erradicar a prática de algumas emissoras que, embora mostrem os fatos verdadeiros, dão visibilidade somente ao que de ruim acontece em termos de serviços das forças policiais, ou então noticiando mazelas sociais como violência e criminalidade e estabelecendo um nexo de que a responsabilidade disto tudo que ocorre é somente da polícia, deixando passar ao largo a responsabilidade de outros, que somente aparecem quando o problema está resolvido ou se resolvendo, bem como sonegam as pessoas uma imensidão de coisas boas que são realizadas pela polícia, por que não são divulgadas.
Espero que provoque a reflexão do leitor que também deve adotar uma postura de gostar de ler, ver e ouvir boas notícias, também, além das ruins, no intuito de ter uma visão mais otimista da vida e da sua cidade.
Abraços.
Major Ronie de Oliveira Coimbra
Cmt da Brigada Militar de Sapucaia do Sul

2 comentários:

  1. Major!!! Tens toda razão por se pronunciar dessa forma!
    A mídia tem dessas coisas... vivem de notícias sensacionalistas... Especialmente de determinadas emissoras, que maximizam esse viés, justamente para atender as expectativas de um determinado público. Sou absolutamente solidário à sua indignação. Como sempre, fostes preciso em seus comentários. Abraço

    ResponderExcluir

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU