Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Brigada Militar de Sapucaia do Sul é reconhecida em nível estadual pela ONG Parceiros Voluntários e recebe Prêmio Parceiros Voluntários de 2013.

Prêmio Parceiros Voluntários - Categoria Tribos, recebido
pela Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Noite memorável em 20 de maio de 2013. Noite do reconhecimento da ONG Parceiros Voluntários as iniciativas que se destacaram no biênio 2012/2013 na prática do voluntariado organizado no Estado do Rio Grande do Sul, e, na ocasião da cerimônia de premiação, apresentada pelo jornalista Fernando Vieira, que contou também com os artistas Neto Fagundes e Ike Gomes, que ocorreu no Teatro do Bourbon Country, a Cidade de Sapucaia do Sul foi afortunada, e está de parabéns, pois dos nove prêmios entregues pelos Parceiros Voluntários em nível estadual, dois foram para projetos da cidade de Sapucaia do Sul: Projeto “Brigada Amiga” do 33º BPM de Sapucaia do Sul e o Projeto "APAExonados pela tradição” da APAE.  
Fala após o recebimento da premiação.
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul recebeu a distinção por seu projeto “Parcerias Comunitárias”, que integra o projeto “Brigada Amiga”, conjugado com o projeto da ONG Parceiros Voluntários/Sapucaia do Sul “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, que foi reconhecido e recebeu o Prêmio Parceiros Voluntários, em sua 7ª Edição.
Esta parceria foi construída naturalmente, eis que a filosofia do Comando da Brigada Militar de Sapucaia do Sul se reconhece em várias iniciativas da ONG Parceiros Voluntários/Sapucaia do Sul, especialmente na valorização do ser humano, na valorização da cidadania e sua formação, bem como na busca de ações que foquem em modificar a realidade social em benefício da coletividade, ou seja: eu ganho, você ganha, todos ganham.
 A materialização da busca destes objetivos se deu por palestras em escolas, dentro do cronograma construído pela BM e a ONG; apoio nas ações de distribuição de materiais, com a presença do policial com o viés comunitário e parceiro; palestras para adultos e adolescentes; apoio em ações, emprestando a capacidade e competência da Brigada Militar, por ser instituição pública, a prática do voluntariado organizado.
O ponto alto do projeto “Brigada Amiga” está no estreito contato entre Brigada Militar e crianças, através do projeto “Quartel Tri-legal”, que já levou mais de 2.000 crianças até o quartel do 33º BPM para conhecerem os policiais militares, conversar com o comandante e brincar nas viaturas.
Parceiros Voluntários, com seu Comitê da Juventude - Parceria que
deu certo.
Por sua vez, o projeto “APAExonados pela tradição” iniciou suas atividades há cinco anos, e foi idealizado pelo tradicionalista e professor de danças tradicionais senhor José Cordova,  e pela coordenadora do projeto senhora Salete Bordinhão Alves.  O projeto congrega 24 jovens com síndrome de Down e deficiências múltiplas. A dança está revolucionando a vida destes jovens que já se apresentaram na abertura do Encontro de Artes e tradições gaúchas (ENART), e em dezenas de outros eventos.
O Prêmio Parceiros Voluntários tem o objetivo de divulgar exemplos bem sucedidos que possam influenciar nas políticas públicas e demonstrar a força do trabalho em rede, gerando resultados através da união de voluntários, empresas, escolas, organizações sociais, poder público e cidadãos beneficiados.
O tema da edição deste ano é “15 Anos de Desenvolvimento Social”. Atores profissionais interpretaram as histórias das nove ações, em formato de esquetes, sob a direção de Ana Luiza Azevedo, roteirista da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Os homenageados passaram por uma etapa local e regional de avaliação até serem escolhidas por uma comissão de especialistas da ONG Parceiros Voluntários, tendo como critério o impacto que causam nas suas comunidades, além do potencial de disseminação e da influência nas políticas públicas. Os premiados representam todos os 400 mil voluntários da ONG em 48 cidades gaúchas.
Parceria BM, ACIS, Parceiros Voluntários - Receita que dá certo.
A senhora Maria Elena Johannpeter, presidente dos Parceiros Voluntários salienta que o Prêmio Parceiros Voluntários acontece sempre nos anos ímpares, e tem como objetivos a valorização do trabalho voluntário, divulgando exemplos de ações diferenciadas, criativas e bem-sucedidas, que podem ser multiplicadas, e, com isso, fortalecer a cultura do voluntariado; divulgar exemplos de iniciativas sociais bem sucedidas, multiplicáveis e que possam, no futuro, influir em políticas públicas; e demonstrar a força do trabalho em REDE e o seu resultado quando os vários segmentos da Comunidade se unem voluntários, empresas, escolas, organizações sociais, poder público e cidadãos beneficiários.
O Prêmio Parceiros Voluntários foi instituído no ano 2000 e, naquela ocasião, foi decidido que a sua entrega seria bienal, sempre nos anos ímpares. A primeira edição foi realizada em 2001.
Na condição de Comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul externo meu contentamento e júbilo pelo reconhecimento que o nosso projeto alcançou. A distinção mostra que estamos trilhando o caminho certo, o caminho da cidadania, e isso me legitima a conclamar outras instituições públicas e privadas, e ao cidadão que deseja efetivamente exercer na plenitude sua cidadania, a se engajar nesta ideia e agregar-se ao voluntário organizado. Parabenizo a todos os policiais da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, e saibam que todos nós estamos dando bons exemplos para toda nossa Corporação.
Parabéns Parceiros Voluntários de Sapucaia do Sul!!!
Parabéns Brigada Militar de Sapucaia do Sul!!!
Parabéns APAE/Sapucaia do Sul!!!
Parabéns Sapucaia do Sul e seus munícipes!!!

Major Ronie de Oliveira Coimbra
Comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU