Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL COMPLETA DEZ ANOS DE APLICAÇÃO DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE PREVENÇÃO AS DROGAS E A VIOLÊNCIA (PROERD) E ULTRAPASSA A MARCA DE 20.000 CRIANÇAS QUE PASSARAM PELO PROGRAMA.

Vânia Mello entregando uma das
bicicletas a ganhadora, junto com o
boneco institucional da Liquigás, o
boneco Leãozinho do PROERD e eu,
bem a direita.







No dia 13 de julho de 2011 ocorreram as formaturas das turmas que participaram do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência). O evento ocorreu no Auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet em dois turnos, pela manhã e à tarde.
As aulas do PROERD são ministradas pelos soldados Elton Volnei Nunes Rossal e Flávio Santos da Silva. A prioridade do  programa são crianças de 4º série.
Instrutores do PROERD agraciados
O  PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fora desenvolvido  em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo, sendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul no ano de 1998, com a formação de duas turmas de alunos da  Escola Piratini,  em 15 de julho do mesmo ano.                        
Coral Carlos Biba, da SOGIL  de Gravataí



  A Brigada Militar de Sapucaia do Sul, desde 2001, vem desenvolvendo o PROERD nas escolas do município, através de policiais militares treinados e com perfil de docentes, tendo sido atingido até o momento mais de 20.000 (vinte mil) alunos.
Silva Costa e os Irmãos Cantores
As metodologias aplicadas, além do apoio didático do Livro do Estudante PROERD, privilegiam a   aprendizagem ativa através de encenações teatrais, trabalhos em grupos e individualizados, que visam estimular os alunos a terem um olhar crítico das situações do dia a dia. Ainda são trabalhados valores como limites, disciplina, amizade e amor, cidadania, bem como a importância da família para cada um de nós.                                                                                             O PROERD é fundamentado na ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola  e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da polícia ou das escolas, mas sim da sociedade.                                     Trabalhando dentro desta perspectiva, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul, formou mais de 1.200 (mil e duzentos) alunos PROERD, oriundos de 19 escolas das 48 existentes em nosso município, com a expectativa que se tornem multiplicadores dos ensinamentos do PROERD.                                                                            As melhores redações sobre o tema, redigidas pelos alunos, receberam bolsas de estudo oferecidas pela  escola de informática Data Red e Olimpio. Também foram sorteadas entre os alunos duas bicicletas oferecidas pela empresa Millagás-Liquigás.
A Banda da Brigada Militar, o Músicos Silvio Costa bem como o coral de crianças Carlos Bina Sogil da cidade de Gravataí fizeram lindas apresentações para as crianças.                                                  Neste evento a Brigada Militar homenageou todas as pessoas que foram instrutoras do PROERD nestes dez anos de existência valorizando as ações preventivas.
Prestigiaram o evento:
Srº  Comandante do 33º BPM Major Ronie de Oliveira Coimbra;
Srº Subcomandante do 33º BPM Capitão Célio Vargas de Oliveira
Srº  Prefeito de Sapucaia do Sul Srº Vilmar Ballim
Srº Secretário de Educação de Sapucaia do Sul Srº Adilpio Zandonai;
Srº Coordenador da 27ª Coord. de Educação Ver Edson Portilho 
Srª Márcia Chitolina da Coordenadoria da Mulher    
Srª Vânia Mello representante da Milla Gás;
Srº Daniel Braga representando escola de Informática Olímpio;
Srº Elder Nunes representando a escola de Informática Data Red. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU