Seguidores

domingo, 10 de julho de 2011

Matéria no Jornal Correio do Povo de 10/11/2011: Pelotão de Motos da BM treina com unidades do Exército Objetivo é simular cenas de violência comuns no cotidiano dos policiais


Veja no Correio do Povo Digital: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=314251


Pelotão de Motos da BM treina com unidades do Exército. Clique e veja mais fotos 
Crédito:
 33º BPM / Divulgação / CP

Desde o ano passado o Pelotão de Motos do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, efetua manobras conjuntas com outras unidades da Brigada Militar (BM) e do Exército. Há mais de duas semanas os exercícios estão sendo feitos com o pelotão do 34º BPM, de Esteio. Além de técnicas de controle das motos, também são realizados treinamento com armas como espingardas calibre 12 e pistolas calibre 40. Para este, é usada a pista de tiro do 18º BI Mtz, do Exército, em Sapucaia.
De acordo com o primeiro-sargento Geverson Ferrari, comandante do Pelotão de Motos do 33º BPM, foi montado um cenário, que reproduz as cenas de violência, usualmente enfrentadas pelos policiais militares (PMs) no cotidiano. A simulação serve para testar a precisão dos PMs, além do auto-controle quando se deparam com situações em que deverão decidir, em frações de segundos, se devem atirar ou não.

Negociação
Para este treinamento, foram colocados alvos em locais estratégicos, que representavam agressores sem armas ou com outro tipo de armamento, como facas ou objetos que podem ferir. O objetivo era praticar a negociação, restringindo o uso da arma de fogo ao máximo. Esta só deveria ser usada como último recurso.
Para Ferrari, o treinamento foi positivo, pois impôs aos integrantes do Pelotão de Motos situações limites, mesmo que virtuais. Para o sargento, saber decidir a hora de efetuar o disparo é muito mais importante do que dar um tiro sem a certeza da real necessidade de fazê-lo. “Nossa missão principal é priorizar a vida, mesmo que seja de uma pessoa que praticou um crime”, observou o comandante do Pelotão de Motos.

Exército
Não é a primeira vez que o 33º BPM participa de manobras, onde são simuladas situações limites. No final do ano passado, os policiais militares participaram de um treinamento conjunto com integrantes de um batalhão do Exército que estavam indo para a missão de paz no Haiti.

São feitos treinamentos com espingardas calibre 12 e pistolas calibre 40 | Foto: 33º BPM / Divulgação / CP

Na ocasião, a ruas da periferia de Sapucaia do Sul, foram transformadas em cenário, representando um certo perigo. Situação que os militares poderiam enfrentar no país caribenho. Foram treinadas formas de abordagem, de entrada em locais potencialmente perigosos, entre outros.

Fonte: Paulo Roberto Tavares / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU