Seguidores

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brigada Militar de Sapucaia do Sul lança polícia comunitária nos bairros Cohab Blocos e Fortuna, Carioca e região.

Entrega das chaves das viaturas de polícia comunitária
No dia 06 de junho de 2013, às 09h00 da manhã, ocorreu a solenidade de lançamento do projetos de núcleos de policiamento comunitário e entrega de duas viaturas para a Brigada Militar de Sapucaia do Sul, destinadas para a modalidade de polícia comunitária.
Sapucaia do Sul, inicialmente, terá dois núcleos de polícia comunitária, cada um contemplado com uma viatura e quatro policiais militares que atuarão com prioridade na região.
Policiais Militares do 33º BPM em formação.
Viaturas para a modalidade de polícia comunitária.
Um dos núcleos funcionará no bairro Fortuna e região, por tratar-se de localidade que concentra a área industrial da cidade, a exemplo da GERDAU e AMBEV, portanto com uma população flutuante considerável e com um importante fluxo de negócios, bem como abriga áreas residenciais que apresentam questões sociais também importantes, que demandam serviços de segurança pública, atualmente agravados pelo isolamento geográfico proporcionado pelas obras da construção do viaduto de Sapucaia do Sul, na BR 116. Por fim a região será, brevemente, contemplada com o programa estadual RS na Paz, cujo estratégia se inicia com a ocupação policial militar, para depois, os demais serviços estatais, de todas as esferas, se instalem na região.
O outro núcleo funcionará no Bairro Cohab Blocos em razão de sua situação geográfica – a margem da BR 116 – e estratégica e por sua alta densidade demográfica.
A modalidade de polícia comunitária  fixa o policiai junto à comunidade para a qual trabalha, e desenvolve uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos , como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área. Para tanto o policial designado é eleito de acordo com o perfil para a atividade comunitária, recebe treinamento e permanece em permanente monitoramento para verificar se os objetivos da filosofia de polícia comunitária estão sendo alcançados.
       Prestigiaram a solenidade, além dos cidadãos sapucaienses e representantes das comunidades contempladas,as seguintes autoridades: Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública Airton Michels, Vice-Prefeito de Sapucaia do Sul, Sr. Arlênio da Silva, Comandante-Geral da BM Cel QOEM Fábio Duarte Fernandes, Comandante do Policiamento Metropolitano Coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos, Capitão Rafael Luft respondendo pelo comando do 33° BPM, Sr. Chefe da Polícia Civil Delegado Ranolfo Vieira Júnior, e demais autoridades e secretários do município.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU