Seguidores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Dia Nacional do Salva-Vidas


O Dia Nacional do Salva-vidas, 28 de dezembro, foi celebrado com um evento na orla de Tramandaí, na manhã desta segunda-feira. Além da formatura militar, onde ocorreu à entrega de medalhas e homenagens, foi realizado um duatlo (prova de natação e corrida) entre os salva-vidas da 46ª Operação Golfinho.

Na ocasião, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), entregou medalhas de Mérito do Salvamento Aquático a autoridades, civis e servidores militares. A condecoração visa homenagear pessoas que tenham se destacado em aspectos educacionais, operacionais ou de envolvimento humanitário nas atividades de salvamento aquático.

Foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à atividade de salva-vidas os tenentes da Reserva Gerson Luiz Emerin da Silva e João Fernando Xavier. No ato também foi apresentada a musa dos salva-vidas 2015/2016, Renata Pansera, atual Miss Canoas.

Os salva-vidas da praia de Arroio do Sal, soldados Cleber Espíndola da Silva e Gabriel Baccin Lourenço, foram os campeões do duatlo, seguidos pelos representantes de Torres, soldados David Antonio Olkoski e Jardel Martins da Silva. Em terceiro lugar ficaram os soldados Marco Paim Reis e Vilson Kazinski Verçosa, de Imbé Sul.

As competições de salva-vidas, que tiveram início em 1992, superam o espírito de rivalidade entre os competidores, atingindo outros objetivos, como testar ao extremo a capacidade física e técnica dos salva-vidas da Operação Golfinho.

A qualidade da preparação do efetivo foi um dos fatores destacados pelo vice-prefeito de Tramandaí, Clayton Pioner Ramos. "Nós, gestores, sempre esperamos que não seja necessário o emprego desses profissionais nos resgates, mas quando é preciso a sua intervenção, sabemos que contamos aqui no litoral com o material humano mais qualificado", disse Ramos.

O chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militares do RS, major Evaldo de Oliveira Junior, destacou a importância do papel do salva-vidas na orientação aos veranistas. “A prevenção é um dos aspectos mais importantes para evitarmos os afogamentos, e os nossos salva-vidas sabem trabalhar muito bem isso junto às pessoas que frequentam as nossas águas”, disse o oficial.

A prevenção também foi ponto importante nas palavras do presidente da Sobrasa, coronel Joel Prates Pedroso, que elogiou o trabalho de todos os integrantes da Operação Golfinho.

Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Oficiais da BM, coronel Marcelo Gomes Frota, o comandante regional de Polícia Ostensiva do Litoral, coronel Altemir Silva de Lima, o coronel Rogério da Silva Alberche, o comandante do 9º Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Luiz Ernesto Duarte, entre outras autoridades.

Comunicação Social/ PM5
Texto: Sargento Sabrina Ribas
Fotos: Soldado Everton Ubal










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU