Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale 3

Coluna desta semana no Jornal Lider do Vale. O texto e o link para o jornal seguem abaixo:
Aguardo manifestações.

http://www.liderdovale.com.br/Coimbra/coimbra.html


COMUNIDADE ALERTA
Passaram-se praticamente seis meses desde que assumi o Comando do 33º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Sapucaia do Sul, no dia 04 de maio deste ano. Herdei e mantive as boas práticas, como a de interagir com a comunidade sapucaiense, a exemplo do Quartel tri-legal, que acontece todas as sextas-feiras, quando crianças da rede escolar visitam o Quartel e descobrem o mundo do policial e desmistificam preconceitos que teimam em ser construídos e reproduzidos, como o do policial ser violento e autoritário e, até mesmo o bicho-papão moderno, eis que muitos usam a figura do policial para assustar as crianças; o Jornal do 33º BPM já circulava pela Cidade e agora, mais robusto e com mais alcance, pois está encartado e acompanha a tiragem do Jornal Líder do Vale, multiplicando mais este canal de comunicação indispensável para a polícia e para a sociedade; o programa Plantão de Polícia, na Rádio Equipe, já é difundido por cinco anos e lá o Capitão Vargas e os Sargentos Ferrari e Almada dão a tônica do programa, feito com muita informação e muito bom humor, estreitando ainda mais e salutar relação com a sociedade do município; o PROERD (Programa Educacional de Prevenção as Drogas e a Violência), capitaneados pelos Soldados ELTON e FLÁVIO formaram, no primeiro semestre de 2010, 1.325 crianças que doravante estão bem encaminhadas para resistirem a farta oferta de drogas, lícitas e ilícitas, que permeia nossa sociedade; Patrulhas Rurais e Bancárias funcionam na Cidade; o patrulhamento, embora muitas demandas, é reconhecido como eficiente pelas comunidades; dentre tantas outras práticas que em outra oportunidade citaremos.
Em 25 de abril de 2010 formaram-se 39 novos soldados, que reforçaram o efetivo do Batalhão e pude,  já como Comandante, Criar a Patrulha Comunitária, integrada por Motociclistas; Gestamos e criamos o Conselho de Segurança Escolar, com parcerias de autoridades ilustres, como Promotora Pública da Infância e da Juventude, Secretários Municipais de Segurança e Trânsito e da Educação, Conselheiros Tutelares do Município e, principalmente, Diretoras (es) e Professoras (es) de toda a rede escolar do Município, para demandar a segurança de segmento tão vulnerável a violência e criminalidade,  que hoje, parece a todos estar, em razão deste Conselho, mais protegido; em conjunto com o Município regularizamos a atividade de guardadores de veículos não permitindo o achaque aos cidadãos; reforçamos a agência de inteligência do Batalhão; somos intolerantes com o tráfico de drogas e prova disto é o recorde,neste ano, na prisão de traficantes e na apreensão de drogas ilegais, das mais variadas,  e foragidos são presos e retornam ao sistema para terminarem suas penas e, credito a estas duas ações exitosas a contenção do número de homicídios na Cidade. Eis uma pequena amostra do que estamos fazendo. Temos muitas outras praticas em andamentos e outro tanto de idéias, que queremos compartilhar com a sociedade.
Lembro-me que quando assumi o Comando falei, no meu discurso, que em Segurança Pública não se tem descanso. Resolve-se um problema aqui e outro surge lá. As demandas fluem e se renovam, portanto, nosso êxito não é motivo para conter o ímpeto, muito ao contrário. Reafirmo que sozinha a polícia nada conseguirá, pois precisamos da ajuda da sociedade.
Os canais de comunicação se mantém. Telefonem, escrevam para o Jornal e para nosso e-mail. Em segurança pública não basta reclamar, tem que participar.

Major Ronie de Oliveira Coimbra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU