Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A Caixinha, por Mavis Rios*

Certa vez uma amiga me falou que eu tinha que sair, ir a um pub, conhecer gente! Ela então passou a descrever o tal pub que de imediato eu o associei a uma caixinha apertadinha. A partir daí, não conseguia entender por que eu preciso estar dentro de uma caixinha para conhecer gente. Na realidade, a ideia da caixinha me trouxe a mente um desejo inverso, não o de entrar, mas o de sair.
Sinceramente não me vejo dentro de uma caixinha, mas sim fora. Angustia-me pensar que estou restrita, fechada em um espaço sem muitas saídas, sem muitas alternativas e quando penso em espaço não me restrinjo somente ao físico, mas também ao intelectual, emocional, e espiritual. Obviamente, minha amiga se referia a um local de divertimento, de encontros, no entanto, a caixinha, como carinhosamente passei a denominar os pubs, se fez presente nos meus pensamentos como algo limitante, sufocante, alienante.
O xeque-mate da questão é percebermos que consciente ou inconscientemente já habitamos dentro de uma caixinha, algumas maiores, outras apertadinhas, que não nos permite dar muitos passos, enxergar o lado de fora ou quando muito enxergá-lo de um só ângulo. Essa condição de habitar em uma caixinha é comum a muitos de nós, tornado-nos do tamanho e do formato da caixa que nos permitimos viver. Nessa condição, nosso entendimento e apreensão do mundo atrofiam, nossa sensibilidade se apequena.
Particularmente, minha amiga, eu não simpatizo com a ideia da caixinha, não da sua, mas da subjetividade da minha. Diariamente luto para sair desse invólucro que invariavelmente me limita, engessa meus pensamentos, reduz minha percepção do mundo, das pessoas e dos sentimentos.
Defintivamente, não há nada melhor para se conhecer gente que está do lado de fora, “sem paredes” limitando a nossa visão do mundo, impedindo que conheçamos melhor pessoas importante como eu e vc.
* Capitã na Polícia Militar do Ceará
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU