Manual
de etiqueta nas redes
1.
Regra básica: antes de escrever qualquer
coisa, pare e pense: você se importaria se o post fosse divulgado no jornal, no
rádio ou na TV?
2.
Periodicidade: evite usar o Twitter apenas
durante a campanha eleitoral e abandoná-lo em seguida. Parece que você mentiu
que é usuário.
3.
Vida pessoal: é uma seara delicada. Em alguns
casos, pode humanizar o político. Em outros, pode ridicularizá-lo. Fotos com a
família são aceitas, mas nunca se exponha bêbado, por exemplo.
4.
Piadas: melhor passar longe. Boa parte das
piadas envolvem minorias, e será fácil tachá-lo de preconceituoso.
5.
Palavrões: você é uma figura pública. Diria
um palavrão na TV?
6.
Erros de português: se você for o Tiririca
(PR-SP) e quiser se expor de forma engraçada, talvez até funcione. Mas não se
esqueça que o Tiririca teve uma orientação de marketing por trás.
7.
Agressividade: uma manifestação ríspida pode
ser bem aceita se envolver um problema grave de parte da população. Mesmo
assim, faça uma avaliação prévia.
Fonte: Fontes: Alessandro Barbosa Lima, da
empresa E.life; Maria do Socorro Braga, da Universidade de São Carlos; e Vera
Chaia, da PUC-SP
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