Zero Hora - 09 de março de 2012
REPORTAGEM DE CAPA
MUDANÇA NA LEI FACILITA CRIMES DE RECEPTAÇÃO
REPORTAGEM DE CAPA
MUDANÇA NA LEI FACILITA CRIMES DE RECEPTAÇÃO
Há cerca de um mês, Luciano Lemos, 34 anos, teve seu carro levado e usado pela quadrilha no resgate a um preso em Santa Cruz do Sul. O aumento desse tipo de roubo (quando um assaltante rende o proprietário, leva o carro e passa a outro), principalmente no segundo semestre de 2011, pode estar relacionado com a mudança na legislação, ocorrida em julho de 2011, sobre o crime de receptação. Segundo o tenente-coronel Mário Ikeda, da Brigada Militar, desde que passou a ser afiançável – ou seja, em que é aceito o pagamento de fiança –, esse tipo de violação tem se tornado recorrente:
– Esse tipo de crime é aquele em que a vítima não identifica o autor. O indivíduo rouba um carro e o repassa. Nós recuperamos o veículo, prendemos o sujeito, mas ele não é autor do roubo. Então, ele paga a fiança e é liberado.
- Furtos de veículos também cresceram em Canoas
Já os furtos apresentaram uma redução de 2,7% no Estado. Na contramão desse dado, eles cresceram 17% no município. O foco são os veículos estacionados na região central da cidade, como no entorno de supermercados e centros comerciais. Conforme a Brigada Militar, rondas específicas em locais de maior reincidência são feitas constantemente. Por outro lado, o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, acredita que a contenção a esse tipo de delito deva ser feita de forma integrada entre as esferas municipal, estadual e federal de forma:
– Esses delitos são meios para outros delitos. Percebemos que têm havido redução em crimes letais e um aumento neste tipo. Estamos conseguindo evitar que um roubo se torne latrocínio (roubo com morte) ou homicídio, mas só vamos conseguir mudar isso se investirmos em tecnologia e integrarmos os municípios para fazer a repressão qualificada do crime organizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião: Contribua com sua opinião, sugestão, crítica ou outra colaboração para aperfeiçoar os serviços da Brigada Militar de Sapucaia do Sul.