Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

QUAL O DIREITO QUE DEVE PREVALECER? O DE ALGUNS OU O DA COLETIVIDADE? COLUNA DO JORNAL LÍDER DO VALE DESTA SEMANA EM PRIMEIRA MÃO


QUAL O DIREITO QUE DEVE PREVALECER?
O DE ALGUNS OU O DA COLETIVIDADE?

Recentemente recebi medida liminar da justiça, Foro de Sapucaia do Sul, determinando que a Brigada Militar de Sapucaia do Sul não intervenha quando flagrar determinadas pessoas conduzindo as denominadas motocicletas elétricas sem a Autorização para Conduzir Ciclos (ACC) ou na falta desta, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria  “A”, - esta habilita as pessoas a conduzirem motocicletas – como determina a Lei de Trânsito Brasileira.
De forma alguma cogito em insurgir-me perante uma determinação judicial, até mesmo porque minha condição de policial me insta a cumprir meu dever de observar as regras de cidadania e de respeito ao Estado de Direito que regra esta Nação, porém, isto não impede que eu opine sobre o assunto e faça desta opinião parte das informações a serem remetidas ao Poder Judiciário, como segue:
O DETRAN/RS em processo similar já se manifestou e enviou o Comunicado 12/09 aos CFCs, regulamentando o processo de obtenção da habilitação “ACC” desde 04 de dezembro de 2010, o que acarretou que naquele feito a liminar que impedia a atuação da polícia ostensiva fosse sustada.
 Mas de outra análise eu concluo que caso se permita a condução de tais veículos automotores por pessoas, sem a devida habilitação, acarretar-se-á sérios riscos à segurança de terceiros e dos próprios condutores destes ciclomotores, eis que não terão a obrigação de conhecer as regras de circulação, a sinalização de trânsito, procedimentos de direção defensiva e de primeiros socorros, dentre outros assuntos inseridos no processo de habilitação de condutores do DETRAN, que se diga é imprescindível para que a pessoa conduza qualquer veículo automotor em via pública.
Penso que neste caso se estaria privilegiando o direito de poucos em detrimento ao direito coletivo, com sérios riscos à segurança do trânsito no município de Sapucaia do Sul, pois pessoas sem a mínima condição de conduzirem veículos estariam nas vias públicas – porque assim entendeu a justiça –  colocando-se em risco e, pior, colocando outras pessoas em risco também, pois a qualquer momento condutores  poderiam se deparar com um condutor de bicicleta elétrica realizando uma conversão proibida, trafegando na contra-mão, desrespeitando a sinalização e, pasmem, este poderá alegar que não sabia que era errado eis que não lhe será exigida nenhuma habilitação ou treinamento para conduzir a dita motocicleta elétrica.
Queremos ou não um trânsito melhor PARA TODOS?
PENSEMOS ENTÃO.
Até a semana que vem.
Major Ronie Coimbra – Cmt do 33º BPM

quarta-feira, 30 de março de 2011

Embora em atraso coluna do Jornal Líder do Vale da semana passada


PALAVRAS CONVENCEM, MAS EXEMPLOS ARRASTAM
Não gosto de fazer comparações, pois posso cometer injustiças ou comparar coisas diferentes, entretanto a citação que nos ensina que “palavras convencem, mas exemplos arrastam” remonta de muito tempo atrás e, ainda hoje, não houve quem ousasse oferecer reparo.
Isto dito penso que o povo brasileiro tem muito que aprender com outras culturas, observando os bons exemplos,  e os reproduzindo no nosso País. Porque digo isto? Estou tendo uma oportunidade inestimável de visitar os Estados Unidos, especificamente os Estados da Califórnia, Nevada e Arizona. Aqui as pessoas falam SEMPRE as palavras mágicas: com licença, por favor e desculpe; no trânsito existe uma natureza civilizada em respeitar a preferência dos outros, a exemplo de cruzamentos em que os motoristas se revezam na passagem e os pedestres sequer olham para os lados ao atravessarem as faixas de segurança.
No serviço público conversamos com pessoas trabalhando em temperaturas em torno de sete graus negativos e estas nos atendiam sorrindo e com solicitude, muito embora estivessem trabalhando duro para retirarem a neve das estradas; os policiais nos chancelam a entrada em seus postos e nos atendem alegres e atenciosos e tiram fotografias junto a nós com muita satisfação.
Investir na educação de um povo é imperioso, e aqui não falo somente da educação formal – mas a incluo -, mas daquela que inicia-se na tenra idade, na família, nos círculos de amizade, nos clubes e nos lugares onde nos socializamos, quando devemos iniciar nossos jovens nos princípios da boa educação; da gentileza que não é bobagem; que a tolerância e a solidariedade não é caretice e que respeitar o outro é caminho para que cresçamos e evoluamos como povo e Nação, para que os exemplo que narrei não sejam a exceção no Brasil – e não nos surpreendamos com educação, gentilezas e presteza – e sim a prática natural das pessoas. E tenho o cuidado de deixar claro que muitos brasileiros são educados, gentis e prestativos, mas muitas vezes a cultura do furar a fila, caminhar aos esbarrões sem sequer pedir uma licença ou desculpas e passar o sinal vermelho, dentre muitas práticas, me parece,está acima de nós.
Temos muito potencial, como País e como povo para crescermos e destacarmo-nos no cenário mundial. Creio que basta seguir os bons exemplos, como os que citei acima e eliminar os maus exemplos que teimam aparecer, dia-a-dia e que nos envergonham.
É somente um pequeno testemunho pessoal. Como sabem estou aberto ao contraponto e ao diálogo. E sigo viagem.
Abração
Major Ronie Coimbra – Cmt do 33º BPM

33º BPM prende dupla por tráfico depois de cerco

   Em 29/03/2011 aproximadamente as 20h30, uma Guarnição do Pelotão de Operações Especias do 33º BPM, tentou abordar uma motocicleta Honda Titan 125, placa IJS9514 em Sapucaia do Sul, próximo a divisa de área com Esteio. Houve acompanhamento, visto que os suspeito não pararam para serem revistados, o acompanhamento  terminou com a abordagem na rua João Paulo I, bairro Santo Inácio em Esteio.
     Havia dois indivíduos que estava de posse de uma grande quantidade de cocaína.
     Foi dada voz de prisão para  a dupla que foi apresentada na DPPA/Canoas.
     A moto foi recolhida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Retorno

Olá amigos!!
Hoje retorno de viagem. Tenho que encarar mais de 24 h de vôos e aeroportos. Chego amanhã a tarde.
Assim que tiver tempo posto as fotos de Las Vegas. Foi fantástico.
Dia 30 já estou de volta ao batente.
Ate breve.

Major Coimbra

sábado, 26 de março de 2011

Tentativa de roubo é frustrada por Policial Militar


Hoje, dia 26 de Março de 2011 aproximadamente as 07h10 no Bairro Vargas, Rua Igrejinha ocorreu uma tentativa de roubo de veículo com troca de tiros e morte de um assaltante.
 No local dois homens os quais posteriormente foram identificados como sendo André Fabiano de Souza Puginski de 30 e  Emerson Homem Alves Ayres de 28 anos tentaram roubar um Vectra Cinza.
Um Policial Militar que passava pelo local avistou o assalto e tentou intervir na ação criminosa. Os assaltantes atiraram em direção ao policial, que revidou.
Disparos atingiram o veículo do policial quebrando o vidro traseiro e outro a lataria, dois disparos efetuados pelo policial atingiram Emerson Ayres, este no hospital, entrou em óbito.
 O segundo assaltante André, fugiu do local sendo abordado pelas guarnições uma quadra a frente em posse da carteira da vitima.
Enquanto o assaltante retirava a vitima do veículo ele efetuou um disparo atingindo-a no abdômen.
         Emerson Ayres estava portando um revolver calibre 38 número 451961. Ele ainda foi socorrido ao Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia pelas guarnições, porém não resistiu aos ferimentos, ele já possuía ocorrências criminais por roubo a transporte coletivo, entorpecente-posse, furto qualificado, furto de veículo, porte ilegal de arma de fogo, roubo a posto de gasolina, recaptura de presos, roubo a motorista de taxi e prisão cumprimento de mandado.
         Andre Fabiano que foi preso já possui antecedentes criminais por direção perigosa de veículo e roubo à pedestre.
         A vítima encontra-se neste momento no bloco cirúrgico em situação regular.
        O preso foi encaminhado ao DPPA de Canoas e apresentado em flagrante delito.

quinta-feira, 24 de março de 2011

HOMEM PRESO POR RECEPTAÇÃO

    Em 24/03/2011 por volta das 08 h na Rua Canizio,  Bairro Sete, Sapucaia, O Pelotão de Operações Especiais abordou um jovem morador de rua, que após efetuar buscas encontraram com ele os objetos do furto de uma lotérica. Totalizando 24 carteiras de cigarro marcas diversas, 20 chokitos, 18 suflair e 5 charge, sendo feito contato com a proprietária da lotérica e a mesma reconheceu os objetos como sendo de seu estabelecimento, após ele foi conduzido à 2ª DP para registro.

ADOLESCENTE É PRESO COM MACONHA

Ontem agentes da seção de inteligência do 33ºBPM, deslocaram até a Vila Multiforja no bairro Pasqualine na rua Vitória, Ao chegar no local abordaram um adolescente identificado 17 anos, que estava com 10 tijolinhos de maconha embalados em papel alumínio e R$42,00 em dinheiro. O adolescente foi apreendido e apresentado na 2ªDP

Fotos novas da viagem a Califórnia

Oi amigos
Atualizei a galeria de fotos.
Visitem: http://www.facebook.com/album.php?aid=27827&id=100001905394648&l=f8f22c08bc

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fotinhos da Viagem para a Califórnia e Nevada

Olá Pessoal
Estou viajando e estou tendo pouco tempo para postar no blog.
Postei cinco fotinhos no facebook.
Deem uma olhada por lá.:
 
Assim que puder coloco mais.
Só tenho a dizer que está AMAZING.

Abraços

terça-feira, 22 de março de 2011

33° BPM é notícia Nacional!! Confira

33° BPM Prende Homem por tentativa de estupro

Em 22 Mar11, aproximadamente às 15h37min policiais que atua na área rural, quando em patrulhamento de rotina, receberam a informação de que havia na Estrada dos Ramires Próximo a Escola Antonia Ramires da Silveira, um indivíduo de estatura mediana, tentando puxar as crianças que se dirigiam para a escola para dentro do mato.
Ao chegar no local encontraram uma menina de dez anos, acompanhada de seu pai e dois vizinhos com o acusado de 28 anos 38 anos, este já possuía ocorrências criminais de furto a residência, foragido.
Segundo informações, na sexta-feira passada dia 18/03/2011, o suspeito ofereceu balas para crianças, na segunda-feira se apresentou de cuecas para as meninas e tentou pega-las. Hoje o pai da menina e dois vizinhos montaram campana. Quando as crianças passaram o acusado saiu do mato e tentou puxá-las, momento em que o pai da menina o pegou, a viatura estava escondida próximo ao local e prestou apoio para realizar a prisão. O homem foi apresentado preso na 2ª DP, e lavrado o flagrante.

segunda-feira, 21 de março de 2011

BRIGADA MILITAR EM CONTATO COM A COMUNIDADE

No último sábado, na Escola Municipal Justino Camboim o 33º BPM conversou com professores, pais e alunos sobre as ações da Brigada Militar junto às escolas através do Conselho de Segurança Escolar.
O 1º Sargento Geverson Aparício Ferrari, comandante do Pelotão de Motos, falou aos presentes sobre o funcionamento do Conselho de Segurança Escolar, bem como a aplicação do Pelotão de Motos cuja missão principal é a prevenção de crimes na área escolar.
O sargento também lembrou sobre o projeto chamado “Polícia Cidadã”, salientando que Brigada Militar de Sapucaia do Sul tem interesse e está a disposição para interagir com a comunidade escolar e demais comunidades em todos os seus seguimentos.
O evento contou com a assistência de cerca de 100 pessoas.

MAIS UM FORAGIDO PRESO

E no dia 18/03/2011 por volta das 20h00 o Pelotão de Operações Especiaisa da Brigada Militar de Sapucaia do Sul recebeu denúncia sobre um foragido na av João Pereira de Vargas, 993, deslocaram detiveram mais um FORAGIDO.

HOMEM PRESO POR TRÁFICO - (MAIS UM)


Em 19/03/2011 aproximadamente as 21:00horas na Rua dos Estádios, bairro Cantão em Sapucaia do Sul, equipes do Pelotão de Motos da Brigada Militar de Sapucaia do Sul após verificar situação de traficância abordaram e detiveram um homem de 41 anos com ele foram encontradas 03 petecas de cocaína e a quantia de R$113,00 (cento e treze reais). Para ele foi dado voz de prisão, conduzido ao HMGV, posterior ao DPPA Canoas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

CAROS AMIGOS, ESTOU DE FÉRIAS, MAS CONTINUAREI POR AQUI, SEMPRE QUE PUDER.

     Caros amigos e amigas
     Estou de férias e hoje inicia-se a minha viajem. Não vou dizer onde vou porque é surpresa, mas eu e minha esposa estaremos postando fotos dos lugares que visitarmos.
     Vou postar sempre que possível no blog e as notícias do 33 BPM serão atualizadas pelo meu fiel e competente assessor de comunicação social - agora pós-graduando em segurança pública - Sargento Ferrari.
      O tempo será breve, pois serão somente quinze dias, mas o suficiente para arejar a cabeça e retornar com energias renovadas.
       Abraços
      
       Major Coimbra

COLUNA DO JORNAL LÍDER DO VALE DESTA SEMANA EM PRIMEIRA MÃO


BANDIDO É BANDIDO
Novo escândalo irrompeu nas páginas dos jornais, nos áudios dos rádios, nas imagens das televisões, nas mídias sociais e na boca do povo. Trata-se do escândalo batizado de máfia do pardal ( controlador eletrônico de velocidade) integrada por empresários – gente dita de bem -  administradores políticos e públicos, a exemplo de prefeitos ou seus assessores e, claro, não poderiam ficar de fora, agentes do Estado, alguns ocupando cargos de “confiança”. Vamos rir. Isto mesmo. Cargos de confiança, de assessoria e coordenação, nos quais se ganha quinhões diferenciados do restante da plebe de funcionários públicos do Estado.
Formaram uma quadrilha que surrupiava dinheiro público e se beneficiavam com ele. Dói ver que estes bandidos, alguns deles travestidos de funcionários públicos,  tinham livre acesso pelos caminhos de órgãos públicos e nestes tinham a petulância de realizarem suas falcatruas.
Não tenho a menor dúvida que se estancada esta sangria vergonhosa do erário há que se terem melhores serviços de saúde, educação e segurança para a sociedade.
É lamentável dizer isto, mas ao menos, como policial, na maioria das vezes, sei com qual bandido estou lidando. Neste caso da máfia o bandido, safado e ordinário está ao nosso lado, travestido de colega, de funcionário público. É o pior dos bandidos. Não o considero de maneira alguma servidor público. É um larápio ocupando um cargo no qual deveria prestar serviços a sociedade, zelar pela bem e pelo dinheiro público, mas, ao contrário, aproveita-se da confiança nele depositado para cometer crimes e desmandos.
E mais lamentável ainda que tenhamos dezenas de organismos que deveriam fiscalizar a transparência e lisura destas negociatas, entretanto se mantém inertes, até que um repórter investigativo mostre a sujeira e, doravante todos são operosos e preocupados e começam, então, a fazerem o que já deveriam estar fazendo há muito tempo.
Abram os olhos cidadãos, eis que a ferrugem está a corroer as instituições que deveriam lhe dar guarida, lhes prestando serviços de qualidade e eficientes. Mas isto somente ocorre por causa de suas inércias, contemplativos a todos os desmandos que ocorrem neste País. O povo tem que virar onça, pois os bandidos estão a nos cutucar com a vara curta, por que estamos dóceis e domesticados perante a bandalheira e sem-vergonhice que ocorre do Oiapoque até aqui, o Chuí.
REAJA SOCIEDADE!!!!

Ronie de Oliveira Coimbra
Major – Cmt do 33º BPM de Sapucaia do Sul

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL RECUPERE A MOTOCICLETA ONDA/CBX 200 STRADA, Placa IJK0263, Município PORTO ALEGRE, QUE ESTAVA SOB REGISTRO DE FURTO.

      Na data de 15/03/2011, em torno de 20:00 h, na Rua São Caetano, Bairro Vargas, Sapucaia do Sul, Policiais Militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) localizaram a motocicleta  HONDA/CBX 200 STRADA, Placa IJK0263, Município PORTO ALEGRE, que estava sob registro de furto. Recolhida ao Depósito do Roma, em Sapucaia do Sul

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE HOMEM POR ROUBAR UMA MULHER AMEAÇANDO-A COM UMA FACA.

Faca utilizada pelo suspeito para
render sua vítima.

Em 15/03/2011,aproximadamente 2000 h,  na Rua Mariano do Canto, Bairro Vargas, Sapucaia do Sul, Policiais Militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul receberam informação sobre uma ocorrência de  roubo a pedestre e que o suspeito estaria em fuga na direção o viaduto da Vargas. Os policiais, após receberem as características do suspeito, saíram em diligência e  logo o avistaram. O suspeito foi abordado e consigo portava uma  uma faca de serra e de um aparelho celular sem marca e a quantia de R$ 140,00, estes celular e dinheiro subtraídos da vitima, uma mulher.
O suspeito foi preso e encaminhado ao hospital, pois passou mal e desmaio quando de sua prisão. Mas não se preocupem que o destino dele é passar um tempo atrás das grades pelo crime que cometeu.

terça-feira, 15 de março de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE HOMEM QUE AMEAÇAVA MATAR SUA MULHER E DOIS FILHOS E PORTAVA UMA FACA, UM FACÃO E UMA PICARETA.


Policiais realizando prisão do
homem agressor


Em 14/03/2011, aproximadamente às 23:00 h, policiais militares do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, quando em patrulhamento de rotina pela Avenida Itapemirim, Bairro Sete, Sapucaia do Sul, foram abordados por uma Senhora que relatou que seu esposo iria lhe matar e a seus dois filhos – um menino e uma menina. Esta senhora entregou aos policiais um revólver Cal.38 Taurus, que estava carregado com cinco cartuchos intactos, de propriedade de seu marido.


Armas apreendidas com o
homem agressor

No endereço da referida senhora encontramos o seu marido, que estava com uma faca na mão, um facão na cintura e na outra mão uma picareta. O indivíduo narrou aos policiais que iria matar sua mulher e quem tentasse se aproximar. Como não houve negociação os policiais utilizaram a pistola taiser (arma não-letal) e conseguiram conter o agressor que foi preso.
AO MENOS POR ORA CONSEGUIMOS EVITAR UMA TRAGÉDIA.


A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TEM QUE PARAR. E PENSO QUE ESTE COMEÇO OCORRE NA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS. ENSINEMOS A NOSSAS CRIANÇAS QUE HOMENS E MULHERES NÃO TEM RELAÇÃO DE SUPERIORIDADE E SIM DE IGUALDADE. UM NÃO É MELHOR QUE O OUTRO E SIM DIFERENTES E ESTA DIFERENÇA TEM QUE SER RESPEITADA, BEM COMO TEMOS QUE ENSINAR NOSSOS FILHOS A RESOLVEREM SEUS CONFLITOS COM DIÁLOGO E NÃO COM AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA.

Major Ronie Coimbra

segunda-feira, 14 de março de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE (MAIS DE UM) HOMENS POR TRIPULAREM VEÍCULO ROUBADO.

Carro Recuperado

Em 14/03/2011,  por volta das 0400h da madrugada, na BR 116 Rua Independência, Bairro Novo Esteio, Esteio Policiais Militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) avistaram o veículo FIAT SIENA, Placa IOZ6648 Cor Prata, Município NOVO HAMBURGO, que pelo sistema acusava estar furtado/roubado.
O condutor,ao avistar os policiais, empreendeu fuga pela BR 116, pelo que foi acompanhado, até o motorista do Siena bater em chocar-se  em um muro, em frente ao Parque de Exposições.
No veículo estava um homem, condutor, com antecedentes por LESÃO CORPORAL CULPOSA; um outro indivíduo sem antecedentes e um outro homem,  Vulgo GIBI MURPHI,  que estava com Antecedentes por RECAPTURA DE PRESOS (2X – ELE GOSTA DE FUGIR), FALSA IDENTIDADE (2X) , PORTE ILEGAL DE ARMA,  AMEAÇA, LESÃO CORPORAL.
Todos os tripulantes presos e encaminhados para a Delegacia de polícia.
QUANTO A IMPRENSA SENSACIONALISTA APRESENTAR OS “ALTOS” ÍNDICES DE ROUBOS DE VEÍCULOS EM SAPUCAIA E PERGUNTAR O QUE A POLÍCIA MILITAR ESTÁ FAZENDO? RESPONDO. PRENDENDO OS ASSALTANTES, E MUITO. AGORA, SE ELES NÃO É UMA OUTRA ESTÓRIA.

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE HOMEM, ENVOLVIDO EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO COM LESÕES CORPORAIS, POR DIRIGIR EMBRIAGADO


Em 13/03/2011, por volta das 1800 h, Policiais Militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul acorreram a Av. Mauá,  4200, Bairro Vargas, Sapucaia do Sul,  após receberem informações de lá acontecera um acidente de trânsito com lesão corporal. No local constataram o acidente, tipo colisão, em que restou uma mulher ferida que foi socorrida pela SAMU e conduzida para o Hospital Getúlio Vargas, onde ficou em observação médica.
O condutor do outro veículo envolvido no acidente, que estava ileso, apresentava sinais visíveis de embriaguez pelo que foi submetido ao teste do Bafômetro, que apontou 1,01 dg/l, razão pela qual foi preso em flagrante delito pelo conduzir veículo embriagado.

domingo, 13 de março de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE (MAIS UM) HOMEM POR ROUBO DE VEÍCULO


Em 12/03/2011,  aproximadamente às 23:45 h, policiais militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) quando em patrulhamento pela Rua Américo Vespúcio, 591, avistaram um indivíduo no interior de um veículo, em frente ao condomínio residencial ali situado. Tratava-se do automóvel Gol, Branco, placas IQI 4913, que o sistema apontava como roubado na cidade de Esteio.
O indivíduo foi abordado, identificado – E POSSUI ANTECEDENTES POR ROUBO DE VEÍCULO E RECEPTAÇÃO –  e preso em flagrante delito incialmente por receptação, mas na delegacia a proprietário do veículo reconheceu o suspeito como o que lhe roubara, utilizando uma arma de fogo, supostamente um revólver 38.
EU NÃO TENHO MAIS O QUE DIZER. PRENDEMOS OS LADRÕES, A EXEMPLO DESTE, QUE JÁ TEM ANTECEDENTES E REINCIDE, MAS ELES, INEXPLICAVELMENTE, VOLTAM AS RUAS .
ISTO TEM QUE MUDAR.

sábado, 12 de março de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL RECEBEU, EM 2011, MAIS DE 100 DENÚNCIAS OFERECIDAS PELA COMUNIDADE.


Policial do 33º BPM recebendo e
apontando denúncia.

Práticas que eram raras, mas que agora tornaram-se cotidianas e estão fazendo grande diferença na cidade de Sapucaia do Sul são as ações conjuntas entre comunidade e Brigada Militar, o que nos faz crer que a comunidade está depositando mais confiança nas ações da Brigada Militar.
Armas recentemente apreendidas
com suspeito em razão de
denúncia recebida
 Um bom sistema de aferição dessa confiança é o livro de denúncias criado junto à Sala de Operações do 33º BPM que já recebeu neste ano, até a manhã deste sábado, dia 12 de março, 104 denúncias da comunidade.
  As informações dão conta de pontos de tráfico de drogas, paradeiros de foragidos, locais de exploração de jogos de azar, locais com veículos roubados, violência contra crianças, idosos e mulheres, dentre outros fatos.
A sistemática é simples: os policiais que trabalham na Sala de Operações do 33º BPM estão treinados para anotarem todas as denúncias da comunidade, sem que seja exigido o nome do denunciante. Depois repassam aos agentes de inteligência que fazem a averiguação no local informado de forma discreta e se a denúncia for confirmada decorrem medidas adequadas para cada caso.
Somente no ano de 2011 quinze (15) foragidos foram recapturados e uma dezenas de traficantes presos, além dos muitos pontos de exploração de jogo de azar encontrados e desbaratados em razão das denúncias anônimas oriundas de pessoas que querem ajudar a polícia a combater o crime.
Uma das últimas prisões realizadas pela Brigada Militar foi a de um homem vulgo “berruguinha”. As denúncias davam conta de que o homem traficava e tinha em seu poder armas de fogo. De posse destas informações agentes da seção de inteligência e policiais do Pelotão de Motos do 33º BPM fizerem uma ação no local apontado pelo denunciante.
 As informações anônimas foram determinantes para a prisão. Com o homem, além de um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12, foi encontrado cerca de 30 gramas de cocaína.  Testemunhas apontaram este homem como autor de um homicídio em Sapucaia do Sul.
É imperioso que a comunidade continue nos ajudando nesta luta contra a criminalidade e estamos preparados para corresponder a expectativa do cidadão de Sapucaia do Sul.
As denúncias podem ser realizadas por qualquer pessoa sem que seja exigida a identificação pelos telefones 190 e /ou 3474-2099 ou, ainda, pelo e-mail 33bpm-p2@brigadamiitar.rs.gov.br.
Não tenho dúvidas que cada um colaborando no que puder teremos, cada vez mais, uma Sapucaia do Sul Melhor.

Major Coimbra

sexta-feira, 11 de março de 2011

OFICIAIS DO 33º BPM SÃO HOMENAGEADOS NA ABERTURA DA TEMPORADA DA LIGA DE CLUBES DE FUTEBOL AMADOR DE SAPUCAIA DO SUL

Da esquerda para a direita:Mazzaropi,
Sect Guilherme, Vereador Avelino,
Prefeito Balin, Major Coimbra,
Capitão Vargas, Valter
        No início da noite de ontem (1930 h), dia 10/03/2011, ocorreu a solenidade de abertura da temporada 2011 da LICFAS ( Liga dos Clubes de Futebol Amador) de Sapucaia do Sul, no Galpão Crioulo do Ginásio de Esportes Kurashiki.
  Prestigiaram o evento várias pessoas, dentre elas o Prefeito Municipal, Vilmar Balin, o Presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, Vereador  Avelino Mazzuchello, Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Guilherme Vieira Filho, Mazzaropi, que foi goleiro do Grêmio, eu e o Capitão Célio Vargas, S Comandante do 33º BPM.
Major Coimbra, Valter, Cap Vargas
Na ocasião o Presidente da LICFAS, Valter Gordo,  entregou mimos de reconhecimento por serviços prestados ao Futebol Amador de Sapucaia do Sul e dentre os homenageados estavam eu e o Capitão Vargas, representando a Brigada Militar.
Valter me entregando a placa
de reconhecimento
Cap Vargas entregando os uniformes
para a temporada 2011
Agradecemos o reconhecimento e reafirmarmos a parceria com a LICFAS, pois o esporte é uma ferramenta de inclusão e socialização das pessoas.

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO DE CARRO ROUBADO E RECUPERA O VEÍCULO FIAT PRÊMIO PLACA IBE 6887.


Prisão do Suspeito
Em 11/03/11, aproximadamente às 09:20 horas, policiais millitares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) acorreram a Rua Caldas Jùnior, Bairro Multiforjas, Sapucaia do Sul, pois foram acionados porque ali um automóvel estaria sendo depenado.
No local os policiais avistaram um suspeito  retirando a bateria do veículo e este, quando este avistou os policiais, tentou fugir, mas foi abordado mais adiante e preso por receptação de carro roubado. O mesmo possui antecedentes por furto qualificado e flagrado com veículo sem procedência.
Bateria que já fora retirada do veículo
O veículo trata-se do FIAT Prêmio, Placa IBE 6887, que pelo sistema policial estava furtado desde 10/03/2011.
Veículo Recuperado
O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia e o carro recolhido para o depósito ROMA, em Sapucaia do Sul.

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMAS COM FICHA RECHEADA DE CRIMES VIOLENTOS.


Armas e Droga Apreendidas

Em 11/03/2011, aproximadamente às 05:50 h, policiais militares da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM)  foram acionados para deslocarem até a rua Canoas, bairro São Jorge, onde estaria ocorrendo um tiroteio. No local avistaram um suspeito que empreendeu fuga ao avistar os policiais. O indivíduo foi abordado e identificado e portava consigo UM REVÓLVER CALIBRE 38,  MUNICIADO COM 6 CARTUCHOS E COM A NUMERAÇÃO RASPADA E MAIS UMA ESPINGARDA CALIBRE 12 MUNICIADA COM DOIS CARTUCHOS E TAMBÉM COM A NUMERQAÇÃO RASPADA E A QUANTIA DE 30 GRAMAS DE COCAÍNA.
SUSPEITO PRESO EM FLAGRANTE POR PORTE ILEGAL DE ARMAS.
 AGORA SENHORES E SENHORES, SURPREENDAM-SE:
ESTE INDIVÍDUO PRESO TEM, SOMENTE A PARTIR DE 2002 (NÃO COLOQUEI MAIS PARA NÃO TRAVAR A INTERNET) OS SEGUINTES ANTECEDENTES:
ESTELIONATO, LESÃO CORPORAL (2X), AMEAÇA, PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, ROUBO A CASA LOTÉRICA, RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO – SEM PROCEDÊNCIA (2X), ROUBO A RESIDÊNCIA COM LESÕES CORPORAIS, ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL, ROUBO A ESTABELECIMENTO COM ESTUPRO.
PERGUNTO AS PESSOAS DE BEM: AONDE ESTE INDIVÍDUO DEVERIA ESTAR?????

quinta-feira, 10 de março de 2011

SUPERSALÁRIO - DIREITO OU PRIVILÉGIO???

JUSTIÇA E SUPERSALÁRIOS POR JORGE LA ROSA*


É indiscutível a importância da justiça no Estado democrático, fundamento indispensável da vida coletiva.
A justiça, contudo, não existe em abstrato, ela se concretiza aqui e agora, nas relações. Ela se efetiva em um contexto jurídico-moral, com raízes histórico-político-econômico-sociais. Uma mesma ação pode ser considerada justa no Brasil, e injusta na Suíça, com diferentes perfis socioculturais. Mas, inclusive no Brasil, um juiz pode dar sentença favorável a uma ação, e outro desfavorável, dependendo do ponto de vista considerado.
Questão interessante é a relação entre justiça e direitos. A justiça existe para garantir a consecução dos direitos, os individuais e os coletivos, e, na medida do possível, harmonizá-los. Mas, em caso de conflito, prevalecerão os individuais ou os coletivos? Onde haverá maior injustiça: quando se garantem os direitos individuais e prejudicam os coletivos, ou quando se mantêm os coletivos com prejuízo dos individuais? Uma orientação é individualista, a outra favorece o bem comum.
Pergunto: os direitos são absolutos, no tempo e no espaço, ou são relativos, e devem estar em consonância com os direitos de outras pessoas? O próprio direito à vida, fundante de todos os direitos, é relativo e seu exercício depende de certas coordenadas, entre as quais o respeito à vida dos outros; em tentativa de homicídio, o sujeito perde o direito e prevalece o princípio da legítima defesa. O direito se justifica dentro de certo contexto, e se invalida em contexto diferente. Parece que, às vezes, queremos voltar ao tempo do poder absoluto dos reis, na Idade Média, com todas as consequências. E o pior: voltamos!
Há relação entre lei e justiça? A lei deveria estar a serviço da justiça, ser seu instrumento. Ninguém, contudo, minimamente instruído, pensará que isso sempre ocorre. A lei é feita pelo legislador, em determinado contexto, mudando as circunstâncias a lei perde legitimidade; por vezes, é feita para beneficiar determinados grupos, por pressão de lobbies e interesses corporativos, com prejuízo de toda a sociedade. A relação entre lei e justiça é tênue; existem leis injustas. Pensemos nos Atos Institucionais oriundos do golpe militar de 64, e não teremos dúvidas sobre o arbítrio e a injustiça de muitas legislações!
Outro tema é a justiça alicerçada em leis pontuais, muitas vezes corporativas, e aquela que se inspira na Lei Maior, a Constituição. Depende do árbitro.
Mas, afinal, por que essas considerações? Porque Zero Hora publicou no dia 8 do corrente a notícia de que um funcionário da Susepe recebe por mês R$ 52,6 mil. O governo do Estado tentou implementar a lei que estabelece o teto para vencimentos, mas, por ora, não conseguiu pela alegação do princípio da “irredutibilidade de vencimentos”.
Esperamos que a posição do Judiciário e do MP possa ser revista, para que se promova uma maior justiça para os gaúchos, que têm de pagar esses salários. Quem de nós os acha justos?!

* PROFESSOR UNIVERSITÁRIOi

APREENSÃO DE DROGAS PELA BM DE SAPUCAIA DO SUL É MATÉRIA NO JORNAL VS


BM apreende mais de mil pedras de crack no feriadão de carnaval
Ações policiais foram articuladas na sexta, sábado e na segunda-feira.
Fernanda Bassôa/Da Redação
 


Sapucaia do Sul - Mil e trinta e cinco pedras de crack foram apreendidas por diferentes equipes do 33.º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul em ocorrências distintas durante o feriado prolongado de carnaval. Ao todo, quatro pessoas (entre elas, duas mulheres) receberam voz de prisão pelo crime de tráfico e apresentadas no plantão da Polícia Civil. Para o comandante do efetivo, major Ronie Coimbra, o volume de droga apreendido não surpreende em nada. ``Isso é resultado de um trabalho ordinário. Temos recebido muitas denúncias e vamos atrás de todas as informações repassadas pela comunidade´´, comenta Coimbra.

COLUNA DO JORNAL LÍDER DO VALE DESTA SEMANA EM PRIMEIRA MÃO


COMO VOCÊ QUE VER O CENTRO DE SAPUCAIA DO SUL?
Cansamos de ouvir reclamações de pessoas “incomodadas” por uma série de práticas que aconteciam no Centro de Sapucaia do Sul, principalmente na Estação do TRENSURB e arredores. Ali o espaço público estava tomado por vendedores irregulares, vendedores de DVD e CD pirateados, vendedores de vale-transporte, entre outras práticas irregulares ou criminosas, muito embora atuássemos freqüentemente naquele local.
Estes reclamos não eram privilégio da Brigada Militar, eis que outras entidades públicas, das mais variadas esferas, também sofriam com a pressão de usuários descontentes com o que ali se via. Como já é sabido e consabido um órgão somente não dará conta de tantas demandas, pelo que se formatou uma força-tarefa permanente para atuar nas questões  especificas do Centro de Sapucaia do Sul integrada por Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança e Transito,  Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, TRENSURB e Real Rodovias.
Os resultados já começaram a aparecer desde sexta-feira passada (04/03/2011), ocasião que a força-tarefa começou a atuar, com a apreensão de pirataria, produtos sem procedência e vales-transporte vendidos irregularmente.
Alerto que estas operações serão rotineiras e recomendo que as pessoas regularizem suas situações de comércio junto aos órgãos competentes, pois poderão ter lavrados contra si boletins de ocorrência pela prática de contravenções penais e até mesmo restarem presas por práticas de crime, a exemplo de pirataria, além de terem suas mercadorias apreendidas.
E que a sociedade também faça a sua parte, pois se não houvesse pessoas para consumirem estes produtos irregulares ou piratas o “negócio” ali não se estabeleceria.
Não percebo outra solução que não seja a de reunirmos esforços para combatermos irregularidades e desmandos. No caso especifico desta coluna somente teremos um Centro mais bonito, mais democrático e justo com a atuação de todos os entes públicos que tem responsabilidade sobre aquele espaço e auxiliados pela sociedade organizada, também protagonista neste processo de embelezamento dos locais públicos e elevação do conceito da cidade de Sapucaia do Sul.
MÃOS A OBRA GENTE!!!!

Ronie de Oliveira Coimbra
Major – Cmt do 33º BPM de Sapucaia do Sul

quarta-feira, 9 de março de 2011

Brigadianos e cargos em comissão, por Alberto Afonso Landa Camargo*


Brigadianos e cargos em comissão, por Alberto Afonso Landa Camargo*
Há um tema que incomoda os brigadianos, tornando a sua abordagem um verdadeiro tabu. Falo dos cargos em comissão, funções que são estranhas às atividades constitucionais da Brigada Militar. São cargos exercidos junto ao Tribunal de Contas, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário e, até, junto a Poderes federais.
Não haveria nenhum problema no exercício destas funções pelos policiais militares, não fossem dois fatos relevantes: i) a Brigada Militar sofre estado crônico de falta de efetivos e se dá ao luxo de dispensar gente para outros setores que nada têm a ver com os misteres da profissão; ii) os policiais que exercem tais atividades são remunerados com valores, a título de cargo em comissão, que acabam praticamente dobrando os ganhos dos postos e graduações equivalentes aos de quem bate coturnos o dia inteiro nas ruas.
Quanto à falta de efetivos, oportuno seria que comandos se opusessem às cedências, uma atitude coerente com as reclamações deles próprios, mostrando para a sociedade que tais práticas encarecem a máquina pública, ônus que recai nas costas do cidadão que paga, mas sofre com uma segurança precária. Quanto ao Estado pagar mais para quem, depois de formado nas academias policiais, é designado para serviços que não têm afinidade com a segurança pública, descobre-se como uma anomalia que contradiz e deixa por terra qualquer tese sobre economia ou administração. O Estado investe o dinheiro do cidadão na formação dos policiais para o exercício destas atividades. Um investimento alto que penaliza o cidadão, para, depois de formados os policiais, mandá-los trabalhar em outros setores estranhos à segurança pública. É como se uma empresa privada investisse na formação de um funcionário para melhor qualificá-la na sua atividade e o entregasse depois, sem qualquer custo, para outra empresa usá-lo e aumentar seus lucros. A empresa que forma pessoal para entregar à outra ficaria cada vez mais debilitada e, em pouco tempo, fecharia as portas pela falta de visão administrativa e financeira de seus diretores, enquanto que a outra, aproveitando sem qualquer custo os funcionários competentemente formados, sobreviveria sem maiores problemas.
Neste emaranhado de distorções impera, também, flagrante discriminação, pois enquanto os que migram para órgãos estranhos ganham excelentes salários, os que correm riscos nas ruas têm dificuldades até para pagar a conta do supermercado, que dirá as da moradia e da educação.
E enquanto estas anomalias se espraiam pelo Rio Grande, as lutas encarniçadas pelos cargos em comissão aumentam ao cabo de cada dia. Em contrapartida, para correr os riscos da profissão nenhuma reles escaramuça.
*Coronel RR da Brigada Militar, professor
                          Oportuna a coluna. E digo que a sociedade tem que se incomodar também, pois afinal de contas é ela quem paga a conta, que não é baixa. Das duas uma: Ou se contém as cedências ou se valoriza mais ( E QUE SEJA BEM MAIS) o trabalho dos que correm os riscos da profissão, que diga-se é o que mantém a instituição viva, pois ninguém sente necessidade de CCs, e sim dos policiais que diuturnamente cuidam das pessoas e de seu patrimônio.
                               Major Coimbra 

terça-feira, 8 de março de 2011

BRIGADA MILITAR DE SAPUCAIA DO SUL PRENDE ,DURANTE REALIZAÇÃO DE BLITZ, HOMEM POR CRIME DE DESCAMINHO DE CIGARROS.


Cigarros apreendidos

Em 08/03/2011,  por volta das 15:30 h, na Av Borges de Medeiros, em frente ao nº 200, Bairro Colonial, Sapucaia do Sul, Policiais Militares do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Sapucaia do Sul (33º BPM) quando da realização de barreira policial (blitz) abordaram um motociclista, que conduzia uma motocicleta Yamaha Crypton. Sob o banco da motocicleta havia 100 carteiras de cigarro BILL e 40 carteiras de cigarro CLASSIC e o condutor também não possuía Carteira Nacional de Habilitação.
Indivíduo preso em flagrante por crime de descaminho e motocicleta recolhida ao depósito. 

Brigada Militar prende seis pessoas e apreende cerca de 1033 pedras de crack no feriadão.




Drogas, dinheiro e materiais apreendidos
na manhã de 08/03/2011
Até a manhã desta terça-feira, 08 Março 11, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul já havia efetuado a prisão de seis pessoas pela prática do crime de tráfico de drogas na área sob responsabilidade do 33º BPM.
A Primeira prisão se deu já na sexta-feira, dia 04 de março, quando, por volta da meia noite, quando uma guarnição da Companhia de Policiamento Ostensivo do 33º BPM, avistou uma moto em atitude suspeita na Avenida Luiz Pasteur, bairro Nova Sapucaia, e ao tentar abordá-la o condutor tentou fugir, adentrando na cidade de Esteio. Lá mais duas viaturas passaram a acompanhá-la e depois de alguns minutos o condutor foi abordado. Ele conduzia a moto Honda Biz placas IPM2934 e depois de feita a revista foi encontrado, com o jovem de 31 anos, quatro pedras de crack e mais 93,49 gramas de crack que poderiam render cerca de 500 pedras de droga para a venda. O jovem, que já possuía registro como autor de  roubo a pedestre, recebeu voz de prisão por tráfico de entorpecentes e foi encaminhado ao DPPA de Canoas para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.
Droga apreendida na noite de
04/03/2011
A segunda prisão ocorreu no dia 05 de Março, às 22h na rua Palmares, bairro Pasqualini. Desta feita Policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) faziam patrulhamento pelo referido bairro e abordaram um jovem de 20 anos após suspeitarem de sua conduta. Com ele foi encontrado cerca de 100 gramas de crack que poderiam render outras 500 pedras para o consumo. O preso já possuía dois registros como autor de tráfico de entorpecentes.
Droga apreendida na noite de
05/03/2011
Suspeito preso na noite do dia
05/03/2011
Nesta manhã, (dia 08 Março 2011) duas mulheres de 23 e 27 anos foram presas por agentes da seção de inteligência do 33º BPM. Os agentes estavam averiguando denúncia de tráfico de drogas na rua Polônia no bairro Pedro Simon, ao verificaram o flagrante de tráfico de drogas efetuaram a prisão das mulheres. Com elas foi localizada cerca de 33 pedras de crack. As duas já possuíam antecedentes por roubo, e receberam voz de prisão por tráfico de drogas.
Motocicleta apreendida em 04/11/2011
No total contabilizamos aproximadamente 1033 pedras de crack apreendidas e seis presos por envolvimento com tráfico de drogas neste feriadão, até o momento.

     

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU