Seguidores

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quase metade dos brasileiros compra produtos piratas

Quase metade dos brasileiros compra produtos piratas, diz Fecomercio-RJ. Este ano, mais de 70 milhões de pessoas adquiriram falsificações. Fatia da população que vê relação entre pirataria e crime organizado recuou.
E, COM CERTEZA, MUITOS DESTE BRASILEIROS RECLAMAM DA SEGURANÇA PÚBLICA, MAS FOMENTAM O CRIME ORGANIZADO.

Presos dois suspeitos de receptação de motocicleta roubada

Em 29/11/2010 por volta das 17:00 h,  na Av. Américo Vespúcio 1474, Bairro Jardim América, Sapucaia do Sul, policiais da Brigada Militar de Sapucaia do Sul abordaram uma pessoa. PASMEM, pois com uma ficha quilométrica, ela estava nas ruas. VEJAM: Antecedentes Criminais do suspeito por FURTO DESCUIDO, AMEACA, APREENSAO MENOR POR ORDEM JUDICIAL, ROUBO A PEDESTRE, FURTO, ARROMBAMENTO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, FURTO SIMPLES EM RESIDENCIA, FURTO MÃO GRANDE, FURTO CHUCA, LESÃO CORPORAL, FURTO QUALIFICADO, OUTROS FURTOS. Este estava junto com outro suspeito, com antecedente criminais por HOMICÍDIO. Com eles estava a motocicleta HONDA/CG 150 TITAN KS, Placa IMJ2231, Município ALVORADA, que pelo sistema encontrava-se em ocorrência de Furto/Roubo. Ambos presos e encaminhados a Delegacia Policial de Pronto Atendimento, em Canoas. PERGUNTO. QUANTO TEMPO FICARÃO PRESOS???

Hoje pela manhã mais um foragido preso

Hoje, 30/11/2010, próximo das 00:06 h,  na Av. Sapucaia 2000, Bairro Centro, em Sapucaia do Sul, mais uma pessoa foragida recapturada. 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Continua a "eterna" batalha de prender novamente...

     Hoje 29/11/2010, por volta das 08:45hs, na rua Tamôio, bairro Vargas, Sapucaia do Sul, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul recapturou mais um foragido, com antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial e posse de entorpecente.

domingo, 28 de novembro de 2010

Video Institucional da Brigada Militar

     Tenham paciência,  naveguem até o final desta página, e assistam o vídeo institucional da Brigada Militar. Vale a  pena.
     Se preferirem vejam direito no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=CSSbzHe3dbs

sábado, 27 de novembro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale 7

Minha coluna desta semana já está acessível no site do Jornal Lider do Vale.
http://www.liderdovale.com.br/Coimbra/coimbra.html


COMUNIDADE ALERTA

Segunda-feira, dia 22, às 1900 h, compareci na Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, na posse dos Delegados de Polícia  Flavia da Motta Pinto Faccini e Eduardo Luiz Correia de Moraes , designados para a titularidade das 1ª e 2ª Delegacias de Polícias de Sapucaia do Sul. Notícias otimistas foram proferidas na solenidade, como a chegada de dez agentes de polícia civil, reativação do posto de polícia da mulher e incremento do atendimento a criança e adolescente. 
A polícia civil é uma engrenagem imprescindível no sistema de segurança pública, pois detém a competência de apuração das infrações penais, portanto, aparelhada e com quadros de pessoal completos e qualificados, poderá solucionar mais crimes, desbaratar mais quadrilhas e, por conseguinte, perpassar a sociedade a idéia de que o crime não compensa e não passa impune. Aos novos Delegados de Polícia de Sapucaia do Sul desejo um ótimo trabalho e  ofereço a parceria da Brigada Militar para trabalhar com o objetivo de  frear a escalada de crimes e violência na Cidade. Reafirmo que sozinhos, nem Polícia Civil e nem Brigada Militar colherão bons resultados em termos de segurança pública. A segurança pública constitui um sistema que para funcionar necessita da interação e cooperação de todos os seus integrantes e, estes, por sua vez, cooperados, necessitam que a sociedade exercite a sua cidadania, tornando-se co-responsável pela segurança pública, conjugando energias e, como disse em sua fala, o Delegado Paim,  quando da nomeação dos novos Delegados, ocupando espaços para que a criminalidade e a violência não avancem e prosperem.
NOVAS VIATURAS
Ontem, 23/11, em solenidade no Calçadão de Sapucaia do Sul, fiz a entrega simbólica de dois vectras zero km, adquiridos pelo Estado pela consulta popular de 2009, e um motorhome (posto móvel) adquirido pelo PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), ao Prefeito Vilmar Ballin, que na ocasião, como Chefe do Poder Executivo Municipal, representou a sociedade sapucaiense.
Eu e o Prefeito convergimos nossas falas para a necessidade de cimentarmos as parcerias existentes e criarmos outras, com os mais variados segmentos da sociedade organizada, pois se não tivermos a parceria da sociedade e dos mais diversos setores, não chegaremos a lugar nenhum. Precisamos nos integrar para atuar num objetivo comum, que é garantir a segurança da população. Esses novos equipamentos que hoje estão a nossa disposição são o resultado desse processo, que queremos seja cada vez mais consolidado e queremos a participação comunitária para que possamos utilizar estes recursos com moderação e austeridade.
Participem, enviem suas sugestões e necessidades para que possamos realizar o melhor planejamento para os recursos humanos e materiais que estão a nossa disposição:  Façam pelo blog: www.roniecoimbra.blogspot.com ou pelo twitter: @roniecoimbra.
Major Ronie de Oliveira Coimbra

Postei meu comentário no Blog da Rosane de Oliveira

    Cara Rosane
    Sou Major da Brigada Militar e comando o 33º BPM de Sapucaia do Sul e, nesta cidade, temos realizado inúmeras prisões de traficantes, que estão espalhados pela cidade. Estes dias uma repórter me perguntou o porquê das pessoas enverdarem-se para o tráfico. Respondi, em razão de minhas convicções, que o "negócio" é lucrativo, pois existem muitos "clientes" e o risco vale a pena. Inclusive quanto a este risco o STF já acenou com penas menores, até alternativas, para pequenos traficantes. Como se o mal pudesse ser medido pela quantidade de droga traficada. 
   Quanto ao que vc postou em relação ao usuário, não tenho reparo. Todo o sistema de segurança demanda tempo, recursos e energia com o usuário, pois tem que abordá-lo, apreender a droga que está em sua posse, lavrar um Boletim de ocorrência, enviar para perícia, que vai fazer o exame do entorpecente apreendido, processá-lo e julgá-lo (quando acontece processo e julgamento) , para que com ele nada aconteça. Sim, nada, pois de fato se descriminalizou o crime de posse e consumo de drogas no Brasil, eis que para se configurar crime tem que se ter uma pena e esta já não existe, embora alguns usem um eufemismo e digam que houve somente uma despenalização, conforme nova lei de entorpecentes.
    Rosane chega a ser risível a conseqüência do não cumprimento das penas impostas ao usuário, se ele não cumprir o que foi determinado pelo Juiz, quais sejam: Admoestação verbal ou Multa. Se este quadro não mudar, continuaremos a secar gelo. Temos sim que responsabilizar o usuário por toda esta violência que advém do tráfico de drogas.
 
   Ronie Coimbra

Quem consome drogas tem culpa

Vejam pessoal. Postado por Rosane de Oliveira em seu blog.


Quem consome drogas tem culpa

Abordei na abertura da Página 10 de hoje a responsabilidade que o consumidor de drogas tem nesse caos que o Rio de Janeiro está vivendo. Como o texto é excluviso para assinantes, quero compartilhar com vocês esse ponto de vista. Quem cheira cocaína ou consome outras drogas precisa assumir sua parcela de culpa: sem consumidor não existiria o tráfico. Se há um jeito de quebrar os traficantes, é não consumindo o produto que eles oferecem. Sei que é ingênuo sonhar com a eliminação completa das drogas. O que precisamos é parar com a hipocrisia de achar que o consumidor é inocente.
O poder público gasta bilhões de reais no combate ao tráfico, mas a tolerância com o consumo faz com que a polícia viva a enxugar gelo. Sim, eu sei que existe corrupção policial, que os governos forma omissos durante muitos anos, que deixaram os traficantes tomarem conta dos morros, mas se não existisse o mocinho da classe média e alta consumindo, os barões da droga não lucrariam o que lucram e não teriam a seu serviço o exército de intermediários que fazem a ponte entre fornecedor e cliente.

As prisões pelos policiais do 33º BPM continuam em Sapucaia do Sul

    As prisões continuam a todo vapor pela Brigada Militar de Sapucaia do Sul. Ontem a tarde, próximo das 1730 h uma pessoa presa por força de mandado de prisão, com antedecentes por furto qualificado, furto em residência, estelionato, incêndio criminoso, entre outros. Nossa, este tinha que estar preso mesmo. Um risco a sociedade se estiver nas ruas.
    Hoje pela manhã outra pessoa presa por força de mandado de prisão, por furto e outro foragido recapturado, este com antecedentes por estupro. 
    Sapucaia, ao menos enquanto perdurarem as prisões, terá um pouco mais de tranqüilidade pela ausência destes três nas ruas.
     Parabéns aos policiais militares do 33º BPM que, abnegadamente, prestam excelentes serviços de segurança pública aos cidadãos sapucaienses.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pronasci garante Motor Home para Brigada Militar

A segurança em Sapucaia do Sul recebeu, na tarde desta terça-feira, 23, um reforço importante de mais três novos veículos destinados à Brigada Militar.  Num ato simbólico, que aconteceu no calçadão da cidade, o prefeito Vilmar Ballin recebeu as chaves das novas viaturas das mãos do comandante da Brigada Militar do município, major Ronie de Oliveira Coimbra, e apresentou os veículos à comunidade sapucaiense. 

A partir de agora, a Brigada Militar passa a contar com mais dois veículos modelo Vectra para o policiamento e um Motor Home, que funcionará como posto policial móvel. O Motor Home marca Agrale, modelo Maxibus, ano 2010, foi adquirido com verba do Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública – PRONASCI. O veículo possui dois computadores portáteis, rádio transceptor, armário para guardar armas, munições e coletes, e gerador de energia, além de mobílias, fogão, forno microondas, frigobar e quatro colchões. O investimento foi de R$200 mil. Já as viaturas da marca GM, modelo Vectra Expression, anos 2010, custaram R$53 mil cada e foram adquiridas através da solicitação da comunidade na consulta Popular. 

O prefeito Ballin comemorou a aquisição dos novos veículos para a Brigada Militar, uma vez que, segundo ele, representa um incremento importante na segurança pública do município. “Estamos dando a nossa contribuição para que a BM possa fazer o seu trabalho com infraestrutura e equipamentos necessários para garantir a tranqüilidade de nossa população”. O prefeito destacou ainda o repasse mensal, de R$ 4,4 mil, que a Prefeitura disponibiliza para o Consepro, a fim de garantir o andamento dos serviços da BM, como a manutenção de veículos. “As pessoas devem continuar acreditando, pois estamos trabalhando em parceria com a BM e hoje temos equipamentos e material humano para desenvolver um bom trabalho na área da segurança em nossa cidade”, finalizou o prefeito.

O comandante da BM de Sapucaia do Sul, major Ronie de Oliveira Coimbra, destacou a importância das parcerias para o bom andamento do trabalho da BM. “Se não tivermos a parceria da sociedade e dos mais diversos setores, não chegaremos a lugar nenhum. Precisamos nos integrar para atuar num objetivo comum, que é garantir a segurança da população. Esses novos equipamentos são o resultado desse processo”.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

33º BPM lavra Termo Circunstanciado contra locador de imóvel com máquinas caça-níqueis


 
     Na tarde de 23 de novembro de 2010, por volta das 18hs na Av. Sapucaia 2000, em uma sala comercial no Centro de Sapucaia do Sul,  guarnições do Pelotão de Operações Especiais, depois de receberem denúncias anônimas, realizaram uma abordagem e encontraram sete máquinas caça-níqueis.
            No local nenhuma pessoa responsável pela sala foi localizada para responder pela contravenção de jogo de azar, porém o responsável pela locação do imóvel foi localizado e responsabilizado pela liberação do imóvel para finalidades ilícitas, restando contra ele a lavratura de um termo circunstanciado de acordo com a lei das Contravenções Penais e Código Penal.
            O subcomandante do 33º BPM, capitão Célio Vargas e chefe da seção de inteligência comentou:  “vamos continuar o combate a toda a forma de crime e contravenção para mudar o estigma negativo que até há pouco tempo apontava Sapucaia do Sul como berço de criminosos e contraventores. No caso da jogatina estaremos imputando, também, aos locadores de imóveis a co-autoria no jogo de azar, pela inteligência do artigo 29 do Código Penal. E iremos além, de acordo com o artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), estaremos notificando às empresas quando seus funcionários foram apanhados em jogos ilícitos”
            Neste ano mais de 1200 máquinas caça níques já foram apreendidas pela Brigada Militar de Sapucaia do Sul, contra 693 do ande 2009.

33º BPM prende quatro traficantes de drogas



            No dia de ontem 23 Nov 2010, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de quatro traficantes de drogas depois de denúncias anônimas oriundas da comunidade de Sapucaia do Sul.
Às 17hs, na Travessa Botafogo, Bairro Capão da Cruz agentes da Seção de inteligência do 33º BPM, depois de receberem reiteradas denúncias que davam conta que uma senhora vendia drogas no bairro, deslocaram até o referido local.
 Tratava-se de uma senhora de 49 anos, trajando jaqueta de cor preta que foi avistada  pelos agentes de inteligência que então acionaram uma guarnição motorizada do policiamento ostensivo que realizaram a revista na suspeita. Ela não possuía antecedentes criminais, porém, foi encontrado em sua posse, no bolso esquerdo de sua jaqueta, 58 pedras de Crack, (10,13 gramas) e R$ 45,80  em dinheiro. Após a prisão foi encaminhada a 1ª DP de Sapucaia do Sul.
A outra prisão de traficantes se deu por volta das 22hs na Travessa Espírito Santo, Bairro Pasqualini, em razão de informações  anônimas de venda de drogas. Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais efetuou a abordagem de três pessoas que foram flagradas preparando a droga para venda. Com eles foi encontrado 19 petecas de pó(Cocaína), 12 pedras de Crack, 2 Tabletes de Maconha, um prato, uma gilete, um rolo de papel alumínio, um canivete e R$ 25,00 em moedas. Os presos foram encaminhados a 1ª DP de CANOAS para autuação do flagrante.
As ações de nossos policiais militares visam diretamente a prisão de traficantes, porém indiretamente estamos colhendo outros frutos, como a redução de homicídios e outros crimes correlatos”.
Neste ano 164 pessoas já foram presas pela Brigada Militar por envolvimentos com drogas em Sapucaia do Sul.

33º BPM apresenta novas viaturas à comunidade de Sapucaia do Sul

             Na tarde de ontem, 23 Nov 2010, no calçadão de Sapucaia do Sul,  apresentamos à comunidade de Sapucaia do Sul os três novos veículos que também  integrarão à frota da Brigada Militar local.
         Prestigiaram o evento o subcomandante do 33º BPM capitão Célio Vargas, o Prefeito Municipal de Sapucaia do Sul, senhor Vilmar Balim, o vice Prefeito senhor Ibanor Catto e demais autoridades civis e militares.
         Na oportunidade entreguei, de forma simbólica, as chaves de dois Vectras 2.0 adquiridos, através pelo orçamento participativo do Estado e um motor home, adquirido com verba do Pronasci, ás mãos do Prefeito Municipal Vilmar Balim, que representou no ato toda a sociedade Sapucaiense.
         Na ocasião citei a importância dos veículos que ora recebemos, os quais usaremos de forma racional para garantir um fim de ano seguro para comerciantes e pessoas que se dirigem para suas compras de fim de ano. Porém de nada adianta todo reforço se a comunidade não participar com denúncias e demais informações.”
         O motor home será usado como posto móvel itinerante e os demais veículos reforçarão o policiamento.
 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mais 3 carros para reforçar policiamento

Leia no Jornal VS -
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-502,cd-293447.htm
Hoje, às 14 horas, no Calçadão, no Centro, o comandante Ronie Coimbra, em ato simbólico, entrega as chaves de dois novos carros e um motor home ao prefeito Vilmar Ballin. De acordo com o comandante, os novos veículos irão contribuir para o trabalho da Brigada Militar. 

‘‘Os veículos serão utilizados no policiamento ostensivo e preventivo’’, diz o major. Os três veículos representam investimento de mais de R$ 300 mil em segurança. 

O motor home foi adquirido com verba do governo federal, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), e os dois veículos modelo Vectra foram solicitados pela comunidade sapucaiense por meio da Consulta Popular de 2009. O motor home marca Agrale, ano 2010, será usado como posto policial itinerante para o policiamento comunitário. O veículo possui dois computadores portáteis, rádio, armário para guardar armas, munições e coletes, gerador de energia, fogão e frigobar. 

BM já apreendeu mais armas do que em todo o ano passado

Reportagem no Jornal VS - Veja no link abaixo:
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-502,cd-293447.htm


Polícia já retirou de circulação 63 armas, contra 61 de 2009.
Da Redação

Sapucaia do Sul - O 33.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez a apreensão de 63 armas de fogo até o dia de ontem. O número já supera as apreensões de todo o ano passado, quando a Brigada Militar de Sapucaia do Sul fez a apreensão de 61 armas entre 1.º de janeiro e 31 de dezembro. Também são mais armas apreendidas do que em 2008 (41) e 2007 (37).

O número de foragidos entre 1.º de janeiro e o dia de ontem também é significativo, segundo o comandante do batalhão, major Ronie de Oliveira Coimbra. Segundo o major, equipes da Brigada Militar já prenderam 163 pessoas que estavam em situação de foragidas do sistema prisional ou com mandado de prisão expedido pela Justiça. ‘‘Um dos focos do nosso trabalho é a apreensão de armas e prisão de foragidos ou procurados pela Justiça para devolvê-los ao sistema’’, diz o comandante da BM de Sapucaia.

Última apreensão de arma foi no bairro Colina Verde

O comandante, major Ronie Coimbra, diz que a última apreensão de arma de fogo ocorreu na sexta-feira no bairro Colina Verde. ‘‘Apreendemos um revólver calibre 38 e 100 gramas de crack. O suspeito dispensou a arma e a droga assim que viu a guarnição e fugiu’’, diz o comandante. Outra apreensão teria ocorrido na madrugada do último dia 16 durante patrulhamento de rotina no bairro Sete. Uma equipe do Pelotão de Operações Especiais (POE) avistou várias pessoas na rua, sendo que uma delas fugiu. Depois de pular muros e entrar em uma residência, o homem foi capturado pelos policiais. Na revista pessoal, foi encontrado com o suspeito, de 30 anos, um revolver calibre 38 de numeração raspada com seis munições intactas. 

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Apreensão de Drogas e Armas

      Sexta-feira a tarde, por volta de 1700 h, a BM de Sapucaia apreendeu um revólver calibre .38, municiado e aproximadamente 100 gramas de crack. Uma arma a menos para vitimar cidadãos de Sapucaia do Sul.

domingo, 21 de novembro de 2010

Leia no Jornal VS de 20 nov 2010 - Município recebe posto policial móvel do Pronasci



Município recebe posto policial móvel do Pronasci
Cerimônia ocorre na terça-feira, às 14 horas, no Calçadão.

Sapucaia do Sul - Sapucaia do Sul recebe na próxima semana um reforço na área da segurança. Em um ato simbólico, o prefeito Vilmar Ballin recebe na terça-feira, 23, três veículos novos destinados para a Brigada Militar. Um Motor Home, adquirido com verba do Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), e dois veículos modelo Vectra, solicitados pela comunidade sapucaiense através da Consulta Popular, serão entregues às 14 horas, no Calçadão, na presença do comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, major Ronie de Oliveira Coimbra. 

O Motor Home marca Agrale, modelo Maxibus, ano 2010, será utilizado como posto policial itinerante. O veículo possui dois computadores portáteis, rádio transceptor, armário para guardar armas, munições e coletes, e gerador de energia, além de mobílias, fogão, forno microondas, frigobar e quatro colchões. O investimento foi de R$200 mil. Já as viaturas da marca GM, modelo Vectra Expression, anos 2010, custaram R$53 mil cada. 

Para o prefeito Ballin, as viaturas trarão mais segurança para os sapucaienses, auxiliando no policiamento ostensivo da cidade. "Com o motor home, as comunidades das áreas de difícil acesso e vulnerabilidade social serão beneficiadas com um posto policial móvel", completou.

sábado, 20 de novembro de 2010

33º BPM imobiliza homem com arma não-letal

                   Na noite de 18 de novembro de 2010, na Rua Sete de Setembro, Bairro Santa Catarina, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul imobilizou um homem de 49 anos com arma não-letal (TASER).
 A sala de Operações do 33º BPM recebeu informações de que o homem, que havia ingerido bebida alcoólica, estaria em surto e negava-se a ir ao hospital e colocava a si e outros em perigo.
Uma guarnição deslocou até o endereço e verificou a veracidade das informações. Era impossível o diálogo com o homem que ficava mais agitado e agressivo. Ele passou a danificar os objetos dentro da casa e a gritar muito. Em sua mão possuía um pedaço de madeira com o qual quebrava os objetos no interior da residência, em seguida pegou uma faca. Neste momento, um Policial Militar disparou o projétil de arma não-letal atingindo o abdômen do homem, que caiu ao chão e então foi dominado.
A Arma não-letal já é utilizada no policiamento ostensivo de Sapucaia do Sul desde julho de 2009 e possibilita ações não letais em caso de crise extrema. É uma alternativa eficaz para conter agressores ou criminosos em fuga que não ofereçam riscos letais contra as guarnições ou a terceiros.
As armas TASER emitem impulsos elétricos na forma de ondas, com o mesmo formato das ondas cerebrais e são os únicos armamentos não-letais capazes de instantaneamente paralisar e derrubar um suspeito, não importando se este seja forte, resistente, esteja drogado ou embriagado e são de uso exclusivo das polícias.
Depois de dominado o homem foi conduzido ao Hospital Municipal Getulio Vargas, onde foi possível medicá-lo.
Enaltecemos este armamento não letal, pois em ocorrências desta natureza, sem este recurso, o desfecho poderia ser alguém machucado ou gravemente ferido, pois temos exemplos de pessoas que investiram contra policiais e somente restou a contenção por meio de armamento letal. A missão do policial é a defesa da vida, para tanto temos que lançar mão de todos os recursos existentes a fim de utilizar a força de forma progressiva, deixando o uso de equipamentos letais para os casos nos quais não existam nenhuma outra alternativa.
Em Sapucaia do Sul já ocorreu, com o evento acima, quatro situações que foi necessário utilizar a TASER.

BM de Sapucaia recebe Motor-Home e dois vectras zero km

         A Brigada Militar de Sapucaia do Sul recebeu um motor-home (posto móvel) e dois vectras zero km. Na terça-feira próxima (dia 23 de novembro de 2010) no calçadão, realizaremos a solenidade de entrega simbólica dos veículos a sociedade de Sapucaia do Sul, na qual confirmou presença o Sr. Prefeito de Sapucaia do Sul.
         Prestigiem o evento e conheçam o novo recurso a disposição dos policiais e sociedade sapucaienses. O veículo estará aberto a visitação, para que conheçam as suas instalações e funcionamento.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale 6

COMUNIDADE ALERTA 6

Respeito e defendo a imprensa livre. Se assim não o fosse o exercício da democracia neste País seria parcial, senão impraticável. Ocorre que muito me preocupam alguns segmentos da mídia que potencializam fatos de uma forma exagerada e acabam por construir um sentimento de terror e insegurança na comunidade em que determinado episódio aconteceu.
Falo pontualmente do homicídio que aconteceu, aqui em Sapucaia do Sul, em que as vítimas estavam em um retiro religioso, a orar e professarem sua fé, quando outras pessoas, supostamente de credo diverso, foram ao local. Daí travou-se uma discussão que teve como desfecho uma pessoa morta e outra gravemente ferida.  Claro que o evento pode estar revestido de intolerância, mas querer dizer ou influenciar as pessoas de que se iniciou uma guerra religiosa e fundamentalista em Sapucaia do Sul é um exagero extremado, ainda mais se considerarmos que as circunstâncias dos fatos estão sob investigação, o que impossibilita que se emita qualquer opinião relevante sobre o que efetivamente motivou o crime violento. Tudo isto causa instabilidade e insegurança nas pessoas que, ao se exporem a estas construções midiáticas, começam a ter medo de exercitarem o simples ato de professarem sua fé.  
Da mesma forma que teço a crítica uso este mesmo espaço para elogiar e agradecer aqueles veículos de comunicação que noticiaram os fatos, sem envolvê-los com teorias fantasiosas. Desta forma prestaram o serviço atribuído à imprensa, a saber, o de divulgar temas de interesse público, sem se deixar cair na tentação de divulgar somente temas interessantes ao público.
A INTERAÇÃO CONTINUA
No dia 11 deste mês participei da reunião jantar na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapucaia do Sul. Fui um dos palestrantes da noite, juntamente com o Secretário Especial de Governo, Sr.  Luciano Rodriguez. Estavam presentes várias autoridades, entre elas o Vice-Prefeito, Sr. Ibanor Catto, o Anfitrião, Presidente da CDL de Sapucaia do Sul, Sr. Rogério Teixeira Rodriguez e dignos representantes da imprensa. Na oportunidade o Secretário Luciano explanou sobre o PROCON de Sapucaia do Sul e na minha fala apresentei uma pequena prestação de contas, especificando as realizações da BM de Sapucaia e de projetos futuros, como a rede de segurança dos lojistas e o policiamento em bicicletas, a ser empregado no Centro de Sapucaia do Sul, bem como, reafirmei a necessidade de conjugação de esforços e da continuação de parcerias.
A semana passada foi bem proveitosa, pois visitei a feira de iniciação tecnológica, no Colégio São Lucas, e a feira de profissões, na Escola Rubem Dario. Já no dia 12 novembro, na sexta-feira à noite, estive no Instituto de Educação Estadual Rubem Dario, para conversar sobre segurança pública, com os alunos do Curso Técnico. Nossa disposição para o diálogo e para construção de novas parcerias é permanente.
Sejam participativos:  www.roniecoimbra.blogspot.com ou pelo twitter: @roniecoimbra.
Major Ronie de Oliveira Coimbra

Brigada Militar comemorou, em 18 de novembro de 2010, 173 anos de existência.

        Ontem, dia 18 de novembro de 2010, a Brigada Militar comemorou seu 173º aniversário. Durante toda a semana ocorreram eventos comemorativos, que culminaram com uma formatura, no dia de ontem, na Academia de Polícia Militar, que foi prestigiada pela Srª. Governadora Yeda Crusius, Sr. Secretário de Estado da Segurança Pública, entre diversas outras autoridades que se fizeram presentes e foram recepcionadas pelo Sr. Comandante Geral da BM, Coronel João Carlos Trindade Lopes.
A solenidade teve vários atos, como a entrega de medalhas de reconhecimento a várias personalidade civis e militares que protagonizaram aperfeiçoamentos e reconhecidos serviços prestados na área de segurança pública do Estado e teve como ápice a entrega de novos equipamentos e 116 viaturas, destinadas a 83 municípios, beneficiando, assim, a segurança do povo gaúcho. 


PARABÉNS BRIGADA MILITAR.

33º BPM já apreendeu 62 armas no ano de 2010


Na noite de 16 Nov 10, próximo das 0300 h da madrugada, durante patrulhamento de rotina no bairro sete,  mais conhecido como trensurb, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 33º BPM, avistou vários indivíduos em via pública, os quais foram abordados. Um dos indivíduos empreendeu fuga, por conseguinte iniciou-se uma perseguição à pé, restando o suspeito  capturado pelos policiais.

Depois da revista pessoal, com ele foi encontrado um revólver calibre .38, com numeração raspada, municiado com 06 cartuchos  intactos. A arma provavelmente seria usada para assaltos, pois o indivíduo preso, de 30 anos, tinha antecedentes por roubo a táxi e roubo à pedestre. O preso  foi conduzido até a DPPA para lavratura do flagrante. Acompanhe abaixo os dados relativos a apreensões de armas de fogo  pelo 33º BPM.
Armas de Fogo

 Ano
2007
2008
2009
2010
Janeiro
2
4
6
04
Fevereiro
3
3
5
03
Março
4
1
4
10
Abril
0
4
3
02
Maio
2
3
03 
02
Junho
1
4
07
Julho
3
4
 11
09
Agosto
2
5
05
08
Setembro
5
5
 4
04
Outubro
4
4
 4
09
Novembro
5
0
 7
04*
 Dezembro
6
4
 5

 Total
37
41
61
62

 * Até 17 de novembro
 

33º BPM é vice-campeão do estado no Futsal

     Na tarde de 16 de novembro de 2010, policiais do 33º BPM disputaram um torneio de Futsal realizado na academia de Polícia Militar em Porto Alegre. O evento foi alusivo ao aniversário de 173 da Brigada Militar.
         Equipes de todas as regiões do estado disputaram o torneio. O 33º BPM depois de sagrar-se campeã na semana passada, da disputa na região metropolitana,  foi representá-la na edição estadual.
         Depois de cinco jogos, chegou invicto à final contra a Brigada Militar de Passo Fundo, somente perdendo a disputa nos pênaltis.
         Parabéns aos nossos policiais atletas.

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU