Seguidores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

33º BPM prende dupla de assaltantes



33º BPM prende dupla depois de roubo a estabelecimento comercial

         Na tarde de hoje, 30 Out 2010, na Rua Mariano do Canto, Bairro Jardim, a Brigada Militar de Sapucaia do Sul efetuou a prisão de dois indivíduos -  de 19 anos e 22 anos  - por roubo a estabelecimento comercial.
         Os criminosos entraram no estabelecimento situado na rua Lúcio Bittencourt - uma padaria -  um deles armado com um revólver que anunciou o assalto.
         Depois de executarem o crime ambos fugiram tripulando bicicletas. As viaturas do 33º BPM foram acionadas e passaram a efetuar buscas a fim de avistar e prender os criminosos. Na rua Mariano do Canto eles foram abordados e presos pelos policiais da Companhia de Policiamento Ostensivo do 33º BPM. Com eles foi encontrada a arma do crime, um revolver calibre 38 com numeração raspada, bem como R$ 549,00, 01 vale refeição, 01 relógio e 03 celulares.
         Os presos foram encaminhados a 2ª DP de Sapucaia do Sul e apurou-se que o jovem de 22 anos possui três ocorrências como autor de roubo a pedestre o outro de 19 anos não possuía até agora registros policiais como acusado.
         Na semana passada outros dois homens foram preso por roubo a posto de combustíveis em Sapucaia do Sul.

Coluna no Jornal Lider do Vale 3

Coluna desta semana no Jornal Lider do Vale. O texto e o link para o jornal seguem abaixo:
Aguardo manifestações.

http://www.liderdovale.com.br/Coimbra/coimbra.html


COMUNIDADE ALERTA
Passaram-se praticamente seis meses desde que assumi o Comando do 33º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Sapucaia do Sul, no dia 04 de maio deste ano. Herdei e mantive as boas práticas, como a de interagir com a comunidade sapucaiense, a exemplo do Quartel tri-legal, que acontece todas as sextas-feiras, quando crianças da rede escolar visitam o Quartel e descobrem o mundo do policial e desmistificam preconceitos que teimam em ser construídos e reproduzidos, como o do policial ser violento e autoritário e, até mesmo o bicho-papão moderno, eis que muitos usam a figura do policial para assustar as crianças; o Jornal do 33º BPM já circulava pela Cidade e agora, mais robusto e com mais alcance, pois está encartado e acompanha a tiragem do Jornal Líder do Vale, multiplicando mais este canal de comunicação indispensável para a polícia e para a sociedade; o programa Plantão de Polícia, na Rádio Equipe, já é difundido por cinco anos e lá o Capitão Vargas e os Sargentos Ferrari e Almada dão a tônica do programa, feito com muita informação e muito bom humor, estreitando ainda mais e salutar relação com a sociedade do município; o PROERD (Programa Educacional de Prevenção as Drogas e a Violência), capitaneados pelos Soldados ELTON e FLÁVIO formaram, no primeiro semestre de 2010, 1.325 crianças que doravante estão bem encaminhadas para resistirem a farta oferta de drogas, lícitas e ilícitas, que permeia nossa sociedade; Patrulhas Rurais e Bancárias funcionam na Cidade; o patrulhamento, embora muitas demandas, é reconhecido como eficiente pelas comunidades; dentre tantas outras práticas que em outra oportunidade citaremos.
Em 25 de abril de 2010 formaram-se 39 novos soldados, que reforçaram o efetivo do Batalhão e pude,  já como Comandante, Criar a Patrulha Comunitária, integrada por Motociclistas; Gestamos e criamos o Conselho de Segurança Escolar, com parcerias de autoridades ilustres, como Promotora Pública da Infância e da Juventude, Secretários Municipais de Segurança e Trânsito e da Educação, Conselheiros Tutelares do Município e, principalmente, Diretoras (es) e Professoras (es) de toda a rede escolar do Município, para demandar a segurança de segmento tão vulnerável a violência e criminalidade,  que hoje, parece a todos estar, em razão deste Conselho, mais protegido; em conjunto com o Município regularizamos a atividade de guardadores de veículos não permitindo o achaque aos cidadãos; reforçamos a agência de inteligência do Batalhão; somos intolerantes com o tráfico de drogas e prova disto é o recorde,neste ano, na prisão de traficantes e na apreensão de drogas ilegais, das mais variadas,  e foragidos são presos e retornam ao sistema para terminarem suas penas e, credito a estas duas ações exitosas a contenção do número de homicídios na Cidade. Eis uma pequena amostra do que estamos fazendo. Temos muitas outras praticas em andamentos e outro tanto de idéias, que queremos compartilhar com a sociedade.
Lembro-me que quando assumi o Comando falei, no meu discurso, que em Segurança Pública não se tem descanso. Resolve-se um problema aqui e outro surge lá. As demandas fluem e se renovam, portanto, nosso êxito não é motivo para conter o ímpeto, muito ao contrário. Reafirmo que sozinha a polícia nada conseguirá, pois precisamos da ajuda da sociedade.
Os canais de comunicação se mantém. Telefonem, escrevam para o Jornal e para nosso e-mail. Em segurança pública não basta reclamar, tem que participar.

Major Ronie de Oliveira Coimbra 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trabalho Incansável continua em Sapucaia do Sul

Dia 27 out 2010, mais uma prisão de traficante com a apreensão de 43 pedras de crack embaladas, 5 fragmentos de pedra de crack grandes e 2 pedaços pequenos prontos para embalar.
Em 26 out 2010, às 1730 h, presa uma mulher com 20 trouxinhas de cocaína, 31 papelotes de crack, 16 tabletes de maconha e R$ 40,00.
Ainda em 26 out 2010, a tarde BM prende procurado pela justiça e mais um foragido do sistema penal.
Em 25 de outubro, às 1730 h mais um preso por tráfico de drogas - temos que ser incansáveis -  e mais um ponto de jogo ilegal fechado em Sapucaia do Sul.
Ainda em 25 out 2010 um assaltante a menos em Sapucaia. Suspeito preso e sete vítimas o reconhecem como autor de roubos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Brigada Militar está em qualquer festa

Paixões clubistícas a parte, esta foto somente para mostrar que aonde tem festa e se precise de segurança,  a Brigada Militar estará presente.
Quem tiver uma do grêmio, ou qualquer outro clube,  e da Brigada Militar junto, envia que eu posto.
Abraços do Major Coimbra

http://www.shots360.com.br/internacional/bilibertadores.html

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vigilante Motta Posta novamente

Vigilante Motta disse...

Prezado Major, estou a um ano e dois meses na cidade, o que deu para perceber a eficiência do Policiamento local !

Descobri este site em sua materia do jornal LV do dia 14.10.2010, desejo manter este canal de comuniucação com Sr. comandante.

À propósito, vim para cidade, atrvéz de um dos mais ilustres menbros do 33º BPM,o Sgt Andrade, ele e sua esposa(Liliam) abrasaram a mim e minha família, nos arrumaram casa e nos deram emprego, sou muito grato ao Sgt Andrade e sua Honrada esposa Liliam !

Sr. Comandante, achei por bem, fazer este comentário !

Até o próximo contato e um forte abraço de grosso calibre !!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resposta ao Vigilante Motta

O Vigilante Motta postou a mensagem abaixo:


vigilante motta. disse...




Gostei muito das suas fotos com as diversas Policias do Mundo, cada uma com sua mística, mas todas tem muito à ensinar, inclusive as nossas !!

Major, acho que a segurança privada de sapucaia do sul, poderiam ajudar em muito a nossa Policia, canalizando "informações" e sugestões, pois, diuturnamente hà uma verdadeira Legião desses profissionais em serviço: nas portarias de empresas, condominios e estabelecimentos comerciais. Pois através de seus olhos (físicos e eletrônicos) abragem uma significativa parcela das vias públicas !

sábado, 23 de outubro de 2010

Coluna no Jornal Lider do Vale

COMUNIDADE ALERTA


Ouço e, principalmente, vejo, que muitos criminosos contumazes e recorrentes encontram-se em liberdade, percorrendo nossas ruas e, pasmem, sendo presos cinco, seis ou mais vezes pela polícia, cometendo delitos e flagrados nesta condição, o que não impede que novamente sejam soltos para aguardarem em liberdade o julgamento.
Pessoas indagam o porquê destes infratores, que cometem crimes repetidas vezes, não recebem o castigo legal que a Lei Exige? Ora, as vítimas de crimes tem o direito de reclamar que elas nunca deveriam ter sido vitimadas, porque, segundo a Lei, isto não deveria ter acontecido. Entretanto, quando sofrem ataques de delinqüentes, é bastante razoável que elas queiram que os autores dos delitos recebam o “castigo” que a Lei estabelece – principalmente os de maior gravidade, cometidos com violências e ameaças, muitas vezes resultando sérios traumas, lesões e até mesmo a morte da vítima.
Nas discussões que acompanho muitos são apontados como os responsáveis por esta situação, dentre eles a própria polícia militar, que está nas ruas, enfrentando a criminalidade e, na maioria das vezes, é quem se defronta com os delinqüentes, com todos os riscos que esta situação impõe, prendendo-os em flagrante; a polícia civil, cujo Delegado de Polícia lavra os autos de prisão em flagrante delito (APF); chegando ao Ministérios Público e Poder Judiciário, este último que finalmente decreta as liberdades das pessoas presas em flagrante delito, tudo, dizem os magistrados, em nome da Lei.
Trago este assunto a baila, pois entendo importante a discussão e trago o exemplo do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, onde a Lei prevê a prisão perpétua para todos os que forem condenados pela terceira vez, independente da natureza dos crimes cometidos. Leis menos rigorosas existem em outros Estados americanos, prevendo penas de 25 anos, sem condicional, aos que reincidirem na prática de crimes e forem condenados por eles.
Esta regra do “três está fora”, a meu juízo, já deveria estar em prática no Brasil, claro, de acordo com nossas particularidades, portanto, na minha opinião, para os crimes de maior gravidade - roubos, lesões corporais graves, seqüestros - entretanto, funcionando, também, com regras mais amenas para os crimes menos graves, como furtos, lesões corporais leves, entre outros.
Penso que se a pessoa já teve duas condenações deveria ter aprendido a lição, portanto, se cometeu outro delito pela terceira vez, de livre arbítrio, e condenada por isto, deve ser exemplarmente responsabilizada, ou então policiais continuarão a prender dezenas de vezes o mesmo delinqüente, frente a vítimas embasbacadas, na condição de palhaças, quando sobreviverem ao crime, com muitas dúvidas na mente sobre o porquê daquele delinqüente, que não tem condições de viver em sociedade, estar nas ruas.
O assunto está lançado. Aguardo opiniões, críticas dos que entendem que o sistema penal é perverso, daqueles que pensam que enrijecimento penal é pura bobagem, entre outros. Quem sabe acenem com melhores soluções, pois afinal de contas nas eleições recentes renovamos, em média, 40% dos nossos legisladores, representantes e guardiões de nossos anseios e reclamos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Veja Reportagem do Jornal VS _ Está no twitter

 Jornal VS 

Prisões de traficantes e foragidos já supera 2009 em Sapucaia do Sul 

Balanço das Prisões de 2010 - O trabalho continua dia-a-dia....

A Brigada Militar de Sapucaia do Sul divulga seus dados relativos a prisões de foragidos da justiça e de pessoas envolvidas com tráfico de drogas até outubro de 2010.

No total já foram capturados 144 foragidos da justiça durante os dez primeiros meses de 2010, números 100% superiores a todo o ano passado, quando foram registrados 72 foragidos capturados.

Porém o número que mais chama a atenção foi o significativo aumento das prisões de pessoas envolvidas com tóxicos durante 2010, no total 133 pessoas foram detidas em flagrante delito pelo 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul, destes 79 foram indiciados por tráfico de entorpecentes e 54 foram detidos por posse de entorpecentes.

No caso de traficantes de drogas o preso é encaminhado até a Polícia Civil e apresentado preso pelo crime, porém, no caso de posse de entorpecentes a Brigada Militar confeccionado um Termo Circunstanciado e encaminha o usuário diretamente para o Poder Judiciário, agendando no local da abordagem a data e o horário para a audiência.

As ações da Seção de Inteligência do são responsáveis por pelo menos 80% das prisões relacionadas a foragidos e tóxicos, na área sob responsabilidade do 33º Batalhão de Polícia Militar.

Ressalto que não é admissível mais uma Polícia Militar que não investigue as denúncias oriundas do clamor social em busca da justiça. Nossos policiais, tanto a equipe de inteligência, o Pelotão de Operações Especiais,   quanto Policiais das Companhias de Policiamento Ostensivo trabalham de forma integrada e estão treinados para fazer valer a força da Brigada Militar enquanto defensora de uma sociedade sem criminalidade.

Também, o subcomandante do 33º BPM e chefe da seção de inteligência do 33º BPM capitão Célio Vargas salienta: “hoje a Brigada Militar de Sapucaia do Sul está utilizando os inúmeros recursos tecnológicos à disposição das forças policiais para um trabalho de inteligência com qualidade, e contado com a importante disponibilidade do Ministério Público de Sapucaia do Sul. Com isso estamos avançando como nunca no combate a criminalidade seja qual for o crime ou a contravenção, Sapucaia do Sul já é um lugar mais seguro para se viver”.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bom Trabalho Policiais

          De 08 de outubro até hoje (12 out, 2200 h) Brigada Millitar de Sapucaia do Sul  De 08 0ut até hoje BM de Sapucaia prende um por porte ilegal de armas, 03 foragidos, 02 procurados, 01 por roubo, 01 por furto e 01 por trafico de drogas e fechou sete locais que exploravam ilegalmente jogos de azar. 
          Apesar de inúmeros eventos no final de semana prolongado o bom trabalho continua.
          Parabéns aos policiais de Sapucaia do Sul,

Conselho de Segurança Escolar de Sapucaia do Sul

     Nesta sexta-feira próxima passada, dia 08 de outubro de 2010, realizou-se a 4ª reunião do Conselho de Segurança Escolar, onde estiveram reunidos Diretoras, Diretores, Professoras e Professores das Escolas de Sapucaia, Srº Cleber do Conselho Tutelar, Srº Adílpio Zandonai Secretário da Educação do Município de Sapucaia do Sul, este Comandante do 33º BPM e o meu  Subcomandante do 33º BPM, Capitão Célio Vargas de Oliveira.
     No geral o trabalho segue em bom rumo, mercê dos depoimentos das professoras e professores. Problemas pontuais raríssimos que dar-se-á o encaminhamento devido.
     Digo e reafirmo que a conjugação de esforços é que nos proporcionará melhores resultados. O Conselho de Segurança Escolar de Sapucaia do Sul é um exemplo. Pessoas determinadas e comprometidas com bons resultados. Reitero que não devemos nos manifestar somente nas reuniões. Usem todos os canais possíveis para auxiliar. Use este blog, o twitter, e-mail do Batalhão e os telefones. Auxilie, crítique, sugira, colabore da forma que entender, mas participe. 
    Um grande abraço e vamos  pensar na construção dos Conselhos de Segurança Comunitária em suas comunidades, em seus bairros. É possível plenamente e então teremos um fórum maravilhoso para discutirmos as questões comunitárias, dentre elas a segurança pública.

         Major Ronie Coimbra
    

Assista o Vídeo Institucional da Brigada Militar

Acompanhe nas mídias sociais

BM de Sapucaia do Sul auxilia Exército na instrução de preparação para a missão da paz da ONU